Busca

Pesquisa personalizada

Fecharam-se os 32!

A rodada de ontem pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 definiu os 32 países que terão direito a uma vaga na fase final do torneio, a ser disputada na África do Sul na metade do ano que vem.

Emoção, transpiração, nervosismo, qualidade. Nada disso faltou nos últimos 6 confrontos de repescagem.

França 0-1 Irlanda (1-0 na prorrogação): Dois momentos distintos marcaram o confronto mais impróprio para cardíacos da repescagem.

No tempo normal, a Irlanda surpreendeu os franceses ao fazer 1-0, ainda na primeira etapa, com Robbie Keane, após grande jogada do winger esquerdo Damien Duff.

A França foi um time atabalhoado, mal organizado e sem jogadas de ataque eficientes, apesar de Raymond Domenech escalar Henry ao lado de Gignác e Anelka (Cadê o Benzema, professor?!?!).

Na prorrogação, Giovanni Trapatonni optou por colocar a Irlanda a se defender e foi castigado com o lance mais polêmico do ano futebolístico. A falta cobrada pelo lado direito atravessava a área rumo à linha de fundo. Mas henry, encoberto por inúmeros jogadores, companheiros e adversários, dominou a bola com a mão e ajeitou-a com um leve tapa para conseguir cruzá-la em direção a Gallas, que marcou o gol da classificação dos bleus para a África 2010.

A França poderia se classificar com outro gol na prorrogação, ou até nos pênaltis, mas ficará sempre na memória o gol irregular que eliminou a Irlanda da fase final do Mundial.

Argélia 1-0 Egito - O confronto extra entre os africanos do norte foi realizado em campo neutro, no Sudão, mas não teve nada de amistoso. Bombas, foguetórios, brigas e tumultos foram corriqueiros na reedição do jogo do último final de semana, onde o Egito havia vencido por 2-0 e forçara o jogo extra.

Yahia, no finalzinho do primeiro tempo, deixou o argelinos com a vantagem para retornar à Copa depois de 28 anos. Apesar da vantagem de jogar mais perto de casa, os egípcios não conseguiram superar as dificuldades e ficaram fora da Copa, apesar do bom time.

snia 0-1 Portugal - Foi menos difícil do que se esperava. Diante de um adversário nervoso, os portugueses mostraram maior tranquilidade para manter a vantagem. E ainda ampliá-la na segunda etapa, com um gol do meia Raúl Meireles, após intensa disputa de Nani e Liédson contra a zaga bósnia.

Ibisevic e Dzeko pararam em Ricardo Carvalho e Bruno Alves, que contaram com mais uma grande atuação de Pepe como primeiro volante. Liédson fechou como o #9 como ninguém desde Pedro Pauleta. E, mesmo com a vitória, ficou claro que o time depende demais de Cristiano Ronaldo.

Ucrânia 0-1 Grécia - Dois times que deixam muito a desejam e fariam figuração na Copa, qualquer um que passasse. Porém a Ucrânia tinha a vantagem de ter empatado fora de casa, jogava ao lado de sua torcida. Mas nem Shevchenko foi capaz de segurar o contra-ataque grego, que culminou a finalização cruzada de Salpingidis.

Sheva não vai a Copa, mas os campeões da Euro 2004 vão pela primeira vez em 16 anos. Nos EUA, em 1994, a Grécia fez fiasco mas marcou nome na história: foi o sparring de Maradona em seu último jogo em Copas: 4-0 Argentina, com direito a gol do gênio.

Eslovênia 1-0 Rússia - Decisivo neste confronto foi o gol esloveno no final do segundo tempo do primeiro jogo - marcado por Pecnik-, quando a Rússia caminhava tranquilamente para um 2-0 e trabalharia para sustentar essa vantagem fora de casa.

Na volta, precisando da contagem mínima para chegar a sua segunda Copa do Mundo (a primeira foi em 2002), Dedic completou cruzamento da direita e deixou a ex-colônia na frente de seus antigos colonizadores.

Guus Hiddink, que fez bom trabalho com a Coreia do Sul no último mundial e com o Chelsea no final da última temporada européia, não classificou Arshavin e sua trupe para a Copa do Mundo, na melhor geração do futebol russo desde a separação das colônias soviéticas.

Uruguai 1-1 Costa Rica - Os costarriquenhos ficaram no quase de novo. Após entregar a classificação na fase final das Eliminatórias da Concacaf, quando deixaram os EUA empatar o último jogo após estar vencendo por 2-0, permitindo assim que Honduras os ultrapassasse na tabela, não fizeram o resultado em casa e quase reverteram fora, mas faltou um tanto de competência no final.

Lugano tinha dado a vantagem no confronto após o primeiro jogo. Loco Abreu fizera 1-0 na partida de volta aos 25 do segundo tempo. Parecia tudo definido, até porque a celeste jogava com um a mais em campo.

Mas Centeno, pegando o rebote de um cruzamento, contou com a grandiosa colaboração do goleirão uruguaio e empatou o jogo, reavivando o drama no estádio Centenário. Foi assim até o final do jogo, mas ficou a certeza de que os melhores, momentânea e historicamente, passaram.
____________________

Agora temos 32 selecionados já definidos para a 19ª Copa do Mundo de futebol. Todas seleções campeãs mundiais estarão na primeira Copa a ser disputada no continente Africano (Uruguai - 30 e 50; Itália - 34, 38, 82 e 06; Alemanha - 54, 74 e 90; Brasil - 58, 62, 70, 94 e 02; Inglaterra - 66; Argentina - 78 e 86; e França - 98).

Daqui a duas semanas, dia 04/12, 15h, é o sorteio dos grupos. Vem aí, de novo, a maior competição da Terra!

-x- Bruno

0 respostas: