Busca

Pesquisa personalizada

Publicidade no futebol

Nunca tive ABSOLUTAMENTE NADA contra a publicidade. Sério mesmo. Até pensava em fazer Publiciade e Propaganda após terminar Jornalismo, mas desisti neste último semestre após contatar a minha plena ignorância em alguns requisitos básicos para a profissão.


Mas meu estágio atual me fez criar uma ojeriza tremenda com relação especificamente a publicidade nas transmissões do futebol brasileiro.

Não satisfeitos em ter as placas ao redor do gramado, empresas criaram "tapetinhos" de borracha com uma estampa publicitária que, postados ao lado das goleiras, são a única coisa que se presta atenção quando o lance é nos arredores da linha de fundo.

Repetindo o início de parágrafo anterior, não satisfeitos com os "tapetinhos", eles criam as animações visuais, que ilustram o intervalo de forma até animada, mas nada informativa.

Além disso, tem os patrocínios chamados pelos narradores, internamente intitulados de foguetes. São aqueles que tiram até o tempo e placar da tela para aparecer no canto alto do vídeo, sempre com aquela frase clááááássica e muito clichê da marca, qualquer que ela seja.

Nas transmissões em canais fechados, é de praxe o anúncio de outros programas da grade, como outros jogos ou documentários e programas de debates esportivos.

A "inovação" do momento é a interatividade, tão desejada e explorada nesses tempos de falatório imenso sobre TV Digital. "Participe pela tecla de interatividade de seu televisor..." ou "Entre em nosso site para votar na nossa enquete..." são frases que aparecem pelo menos 4 vezes por partida transmitida.

Pra quem vê, muitas vezes passa despercebido. Mas a invasão da publicidade prejudica muitas vezes a proposta de passar informações durante o jogo.

Uma transmissão limpa, onde o narrador somente narrasse os fatos sobre a partida, onde o comentarista comentasse os acontecimentos do jogo, onde o repórter informasse os bastidores dos bancos de reservas e do gramado. Seria muito melhor, mais limpo, menos invasivo.

A transmissão de um jogo hoje em dia parece um varal de ofertas. Infelizmente.

Mas isso parece que será uma entre tantas outras lendas do Jornalismo.

0 respostas: