Busca

Pesquisa personalizada

Cinema para torcer e se emocionar

Terça à noite, no Unibanco Arteplex, fui assistir a pré-estréia do filme sobre a conquista do Internacional no Mundial de Clubes da FIFA do ano passado. Marcaram presença no evento os jogadores Clemer e Iarley - muito aplaudido após o documentário mostrar seu gesto de companheirismo com os estrangeiros Hidalgo e Vargas no aeroporto de Paris, onde todos brasileiros tinham visto e eles não, assim não tendo a opção de sair do aeroporto -, os dirigentes Fernando Carvalho, Vitório Píffero, Arthur Dallegrave, além do trio responsável por colocar nas telas esta obra do cinema futebolístico: o diretor Gustavo Spolidoro, o montador Giba Assis Brasil e o roteirista Luiz Augusto Fischer.

Além desses colorados ilustres, inúmeros anônimos ajudaram a lotar a sala 1 do Arteplex de camisas vermelhas. O documentário traz cenas de momentos de glória da história do clube, como os títulos nacionais de 1975, 1976, 1979 e 1992, relembra a tragédia da Libertadores de 1989, na derrota em pleno Beira-Rio contra os paraguaios do Olímpia, e traz de volta a lembrança mágica da conquista da América contra o São Paulo, em agosto de 2006.


Gigante - Como o Inter Conquistou o Mundo é um prato cheio de emoção, boas lembranças e muita alegria para os colorados apaixonados que, assim como eu, não reclamaram por ter que atravessar a cidade de ônibus para trabalhar na cobertura desse lançamento. Por coincidência - ou não! - o filme tem a duração de uma partida de futebol, 90 minutos, e está em cartaz no Arteplex 1 (às 14h, 16h, 18h, 20h e 22h), no Arteplex 8 (às 19h), no Boulevard 1 (às 17h40min, 19h30min e 21h20min) e no Rua da Praia 1 (às 12h50min, 14h45min e 16h20min).

Deixarei escrito abaixo o texto de apresentação que o JORNAL DO COMÉRCIO colocará amanhã em sua página de cinema destacando o filme:

Quando o mundo ficou vermelho

Emoção. É o que o trio formado pelo diretor Gustavo Spolidoro, o roteirista Luiz Augusto Fischer e o montador Giba Assis Brasil procurou passar em Gigante - Como o Inter Conquistou o Mundo, filme que traça os momentos mais importantes da conquista do Mundial de Clubes da Fifa pelo Internacional de Porto Alegre, em dezembro de 2006.

O documentário - dirigido, produzido e editado por colorados fanáticos - relembra não somente a trajetória colorada até a disputa do torneio, mas também toda a história dos 97 anos do clube. Depoimentos de personagens ilustres, como os do ex-presidente Arthur Dallegrave e dos ídolos Dunga, atual técnico da Seleção Brasileira, e Taffarel, marcam presença no roteiro, junto com os de torcedores anônimos que representam, literalmente, o chamado Clube do Povo. "O filme não retrata só aquele momento mágico, mas a história que nos levou até ali. Esse é um filme sobre 97 anos de glórias e conquistas, de grandes jogadores e técnicos, de uma torcida apaixonada", define Spolidoro.

A inovação que o longa-metragem apresenta em relação aos outros filmes que contam histórias futebolísticas é a não-presença de um narrador, fator que tornou mais difícil o processo de edição. "A gente optou por não ter uma narração em off, para que os personagens que construíram essa história pudessem contá-la", afirma Fischer.



E não se esqueçam, toda segunda feira, das oito horas até nove horas da noite, Programa Bugado no site: www.pucrs.br/radiofam

0 respostas: