Busca

Pesquisa personalizada

Incompetência ou falta de sorte?

O que pensar quando, apesar de ter todas as chances de uma coisa dar resultado positivo, ela não acontece?

A linha entre incompetência e falta de sorte é muito tênue. Quiçá inexistente em vários momentos.

Alguns esbanjam a chamada sorte, mas o pano de fundo é um trabalho sólido, contínuo e deveras eficaz.

Outros, apesar de ter um trabalho semelhante, tão sólido, contínuo, eficaz e com resultados gerais até bem parecidos, não triunfam em determinadas horas onde era esperado o resultado positivo.

Hoje, a mesma sorte que faltou ontem pode agir a favor. Ou a mesma falta de incompetência que afligiu um, pode voltar a atingir outros que buscam o mesmo objetivo.

Na soma geral, lá no fundo do pensamento, parece que o sortudo continuará o mesmo dos últimos anos...

-x- Bruno

Dunga não assiste o SporTV

Hoje pela manhã, Dunga, técnico da Seleção Brasileira, convocou 24 jogadores para os dois amistosos que fecharão o ano de 2009 para o escrete nacional: 14 de novembro, sábado, contra a Inglaterra em Doha, no Qatar, e 17 de novembro, terça-feira, contra Omã em Muscate, capital do país localizado na Península Arábica.

A lista conta só com jogadores que atuam fora do Brasil, tudo para não prejudicar os times que lutam pelo título do Brasileirão, já que Miranda, do São Paulo, Victor, do Grêmio, Sandro, do Inter, e os Diegos - Tardelli, do Galo Mineiro, e Souza, do Palmeiras - certamente seriam convocados.

São 4 novidades: o lateral-esquerdo Fábio Aurélio, do Liverpool, o meia Carlos Eduardo, do Hoffenheim, o centroavante Hulk, do Porto, e o meia-esquerda Michel Bastos, do Lyon.

O erro de Dunga é chamar Michel Bastos para a lateral-esquerda, ao lado de Fábio Aurélio. Todos sabem que o grande problema dessa seleção é jstamente a camisa #6, mas Michel joga desde os tempos de Lille sem nenhuma preocupação defensiva. O SporTV nos mostra isso há mais de duas temporadas, nas transmissões do Campeonato Francês.

Porém, no segundo tempo contra a Venezuela em Campo Grande, Alex - ex-Inter - também foi "testado" na carente posição, já que Kléber, André Santos, Marcelo e Filipe Luís não convenceram com a Amarelinha.

Outras considerações:

1- Naldo surge forte como o concorrente a quarta vaga da zaga: ou no lugar de Juan, que vem tendo lesões em sequência, ou tirando Miranda da Copa.

2- Diego, da Juventus, se não foi convocado agora, não aparece mais nas convocações. Diego Souza, Alex, Elano, Júlio Baptista e até os improváveis Carlos Eduardo e Cleiton Xavier estão na frente do ex-santista na luta por um lugar na África-2010.

3- A má fase de Robinho está garantindo o lugar de Nilmar e Adriano na Copa. Talvez por isso Little Robson está forçando a barra para sair do Manchester City rumo a Barcelona. Se Bellamy, Adebayor e Tevez já fazem Robinho perder o sono, não é no Barça de Ibrahimovic, Messi, Henry, Pedro e Bojan que ele vai achar espaço.

Abaixo segue a lista completa com os 24 selecionáveis da vez:

Goleiros: Julio César (Inter de Milão) e Doni (Roma);

Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon) e Fábio Aurélio (Liverpool);

Zagueiros: Luisão (Benfica), Juan (Roma), Naldo (Werder Bremen) e Lúcio (Inter de Milão);

Volantes: Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg), Ramires (Benfica), Felipe Melo (Juventus) e Lucas (Liverpool);

Meias: Julio Baptista (Roma), Kaká (Real Madrid), Elano (Galatasaray), Alex (Spartak Moscou) e Carlos Eduardo (Hoffenheim);

Atacantes: Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Hulk (Porto) e Robinho (Manchester City).

-x- Bruno

Liga dos Campeões da Europa - Semana 3

Terça-feira:
GRUPO E - Lyon 9; Fiorentina 6; Liverpool 3; Debrecen 0.
Debrecen-HUN 3x4 Fiorentina
Liverpool 1x2 Lyon
- Franceses e italianos bem na foto nesse grupo. Lyon 100% mesmo com as perdas de Juninho e Benzema e contando com um gol aos 46' do 2º tempo. Liverpool precisa de um segundo turno perfeito para alçar a segunda fase. Os húngaros estão contentes em só particiar...

GRUPO F - Barcelona, Dínamo de Kiev e Rubin Kazan 4; Internazionale 3.
Internazionale 2x2 Dínamo de Kiev
Barcelona 1x2 Rubin Kazan
- Duas grandiosas zebras nesse grupo. Na Itália, Lúcio fez gol contra em Júlio César - dando motivo aos nacionalistas fanáticos vibrarem pela fatalidade não ter acontecido na Copa. Os russos do Rubin embolaram o grupo com o incrível resultado no Camp Nou, em mais uma noite onte o Barcelona não contou com Messi, mesmo ele estando em campo.

GRUPO G - Sevilla 9; Unirea 4; Stuttgart 2; Rangers 1.
Rangers 1x4 Unirea
Stuttgart 1x3 Sevilla
- Uma afirmação e uma grande zebra. Na Escócia, o Rangers pode não ter a força de outros gigantes da Europa, mas tomar de 4-1 em casa para o glorioso desconhecido Unirea - com o plus de 2 dois gols contra! - não dá pra aceitar. O Sevilla, com dois gols do zagueiro Squillaci, foi a Alemanha somar mais três pontos.

GRUPO H - Arsenal 7; Olympiakos 6; AZ Alkmaar 2; Standard Liège 1.
Olimpiakos 2x1 Standard Liège
AZ Alkmaar 1x1 Arsenal
- Gregos e ingleses - ou seleção mundial, como preferir, já que de inglês mesmo o Arsenal tem menos de um punhado - estão próximos da classificação. Na Holanda, o Az até buscou o empate nos acréscimos do 2º tempo. Pouco adiantou. Na Grécia, a emoção também foi até os 48 da etapa final, quando Stoltidis garantiu os 3 pontos diante do Standard.

Quarta-feira:
GRUPO A - Bordeaux 7; Juventus 5; Bayern 4; Maccabi Haifa 0.
Bordeaux 2x1 Bayern
Juventus 1x0 Maccabi Haifa
- Em um grupo onde italianos e alemães pareciam grandes candidatos, o Bordeaux lidera após virar o jogo em cima do time da Baviera, mesmo perdendo dois (sim, 2! :O) pênaltis! A pragmática Juventus fez seu papel em casa, mas a liderança e as duas vagas na próxima fase estão bem indefinidas.

GRUPO B - Manchester 9; Wolfsburg 4; CSKA 3; Besiktas 1.
CSKA 0x1 Manchester United
Wolfsburg 0x0 Besiktas
- No único gol do grupo, o equatoriano Valência de a vitória ao United na Rússia, faltando apenas 5 minutos pro final da partida. Tranquilos na ponta, os Red Devil's passearão nos jogos de volta, já que o Wolfsburg e o CSKA estão mais fracos do que em 2008.

GRUPO C - Real Madrid e Milan 6; Zurich e Olympique Marselha 3.
Zurich 0x1 Olympique Marselha
Real Madrid 2x3 Milan
- Dida falhou duas vezes de forma homérica. Ronaldinho Gaúcho esteve em campo por 90 minutos. Thaigo Silva teve um gol muito mal anulado pelo árbitro. Mesmo assim, contra tudo, todos e o Real Madrid na capital espanhola, o Milan venceu. Quem são os outros dois times da chave mesmo?

GRUPO D - Chelsea 9; Porto 6; Apoel e Atlético de Madrid 1.
Porto 2x1 Apoel
Chelsea 4x0 Atlético de Madrid
- O Chelsea goleou e o Porto confirmou seu favoritismo. Com a queda de desempenho do Atlético, a dupla de times já comandada por José Mourinho precisa manter a média no returno que estará nas oitavas-de-final. O Apoel apenas curte o passeio...

-x- Bruno

Futebol Feminino

Neste final de semana, o Santos, que conta com Marta e Cristiane, duas das 3 melhores jogadoras do mundo, sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América de Futebol Feminino.

Na final, disputada na Vila Belmiro, estádio do Santos, o time paulista venceu a Universidad Autónoma do Paraguai por 9-0, gols de Maurine, Marta, Érika (2), Fran, Thaís, Suzana, Dani e Ketlen.

Parabéns ao Santos, que investiu e deu apoio as Sereias da Vila. Tomara que outros dirigentes de grandes clubes de futebol masculino sigam esse exemplo para tornar o futebol feminio no Brasil uma realidade.

-x- Bruno

Futebol Nacional

Agora, futebol nacional. Números e alguma coisa a mais sobre os Campeonatos Brasileiros, Séries A, B, C e D.

Futebol - Campeonato Brasileiro - Série A

- O Campeão, segundo, terceiro e quarto colocados se classificam para a Taça Libertadores da América de 2010.

- O Corinthians, por ter ganho a Copa do Brasil diante do Inter em Julho, já está classificado para essa mesma competição interclubes da América do Sul

- Os 4 últimos colocados caem para a segunda divisão em 2010.

Classificação após 30 rodadas (faltam 8 para o final):
1º - 54 pts. - Palmeiras/SP
2º - 50 pts. - Altético/MG
3º - 49 pts. - Internacional/RS
4º - 49 pts. - São Paulo/SP
5º - 48 pts. - Flamengo/RJ
6º - 46 pts. - Goiás/GO
7º - 45 pts. - Cruzeiro/MG
8º - 44 pts. - Grêmio/RS
9º - 44 pts. - Vitória/BA
10º - 43 pts. - Avaí/SC
11º - 42 pts. - Corinthians/SP
12º - 41 pts. - Barueri/SP
13º - 41 pts. - Santos/SP
14º - 39 pts. - Atlético/PR
15º - 34 pts. - Coritiba/PR
16º - 32 pts. - Botafogo/RJ
17º - 29 pts. - Santo André/SP
18º - 29 pts. - Náutico/PE
19º - 28 pts. - Sport/PE
20º - 26 pts. - Fluminense/RJ

Última rodada: 30ª RODADA – 17 E 18/10
17/10
SÃO PAULO 0X1 ATLÉTICO/MG - Diego Tardelli
BARUERI 0X0 SANTOS - -x-
AVAÍ 2X1 GOIÁS - Léo Gago e Marquinhos / Leandro Euzébio
18/10
PALMEIRAS 0X2 FLAMENGO - Petkovic (2)
GRÊMIO 2X0 CORITIBA - Perea e Souza
FLUMINENSE 2X2 INTERNACIONAL - Gum (2) / Alecsandro e Marquinhos
SPORT 2X0 CORINTHIANS - Arce e Wilson
ATLÉTICO/PR 3X0 SANTO ANDRÉ - Paulo Baier, 1 Contra (Marcel) e Marcinho
VITÓRIA 3X1 NÁUTICO - Leandrão (2) e Jackson / Bruno Mineiro
CRUZEIRO 1X0 BOTAFOGO - Thiago Ribeiro

Artilheiros:
15 GOLS
Diego Tardelli (Atlético/MG)
Adriano (Flamengo)
Alecsandro (Internacional)

14 GOLS
Jonas (Grêmio)

13 GOLS
Marcelinho Paraíba (Coritiba)
Roger (Vitória)

11 GOLS
Val Baiano (Barueri)
Wellington Paulista (Cruzeiro)
Felipe (Goiás)
Souza (Grêmio)

- Mais um campeonato onde ninguém parece querer ganhar. E desta vez com o agravante do São paulo também não querer. Então chegamos a 8 rodadas do final sem nada definido na parte de cima.

- No rebaixamento, 6 clubes lutam por duas vagas na primeira divisão: Coritiba, Botafogo, Náutico, Santo André, Sport e Fluminense. T-E-N-S-O.

Campeonato Brasileiro - Série B (Segunda divisão)

- Os 4 primeiros colocados sobem para a primeira divisão (Série A) em 2010.

- Os 4 últimos caem para a terceira divisão (Série C)

Classificação após 30 rodadas (faltam 8 para o final):
1º - 60 pts. - Vasco/RJ
2º - 59 pts. - Guarani/SP
3º - 56 pts. - Ceará/CE
4º - 51 pts. - Figueirense/SC
5º - 50 pts. - Atlético Goianiense/GO
6º - 48 pts. - Portuguesa/SP
7º - 45 pts. - São Caetano/SP
8º - 43 pts. - Bragantino/SP
9º - 43 pts. - Ponte Preta/SP
10º - 40 pts. - Ipatinga/MG
11º - 39 pts. - Paraná/PR
12º - 38 pts. - Brasiliense/DF
13º - 37 pts. - Duque de Caxias/RJ
14º - 36 pts. - Vila Nova/GO
15º - 34 pts. - Juventude/RS
16º - 33 pts. - América de Natal/RN
17º - 32 pts. - Fortaleza/CE
18º - 32 pts. - Bahia/BA
19º - 31 pts. - ABC/RN
20º - 30 pts. - Campinense/PB

ÚLTIMA RODADA: 30ª RODADA – 13, 16 E 17/10
13/10
GUARANI 2X1 D. DE CAXIAS - Fabinho e Léo Mineiro / Leandro Chaves
VASCO 4X1 VILA NOVA - Nilton, Amaral, Titi e Élton / Nena
16/10
CAMPINENSE 2X3 PONTE PRETA - Fábio Júnior e Edmundo / Finazzi (2) e Vicente
SÃO CAETANO 3X0 ABC - Anderson M. e Washington (2)
FIGUEIRENSE 3X1 JUVENTUDE - Schwenck (2) e Fernandes / Marcos Denner
17/10
BRAGANTINO 3X0 BAHIA - Da Silva, Lúcio e Diego Macedo
AMÉRICA/RN 2X1 FORTALEZA - Lúcio e Somalia / Dede
ATLÉTICO/GO 0X1 PORTUGUESA - Marco Antônio
CEARÁ 2X1 BRASILIENSE - Misael e Sérgio Alves / 1 Contra (Anderson)
IPATINGA 1X1 PARANÁ - Diego Silva / Rafinha

ARTILHEIROS:
14 GOLS
Élton (Vasco)

13 GOLS
Edivaldo (Duque de Caxias)
Mendes (Juventude)

12 GOLS
Geraldo (Ceará)
Rafael Coelho (Figueirense)
Marcelo Nicácio e Luiz Carlos (Fortaleza)
Ricardo Xavier (Guarani)

11 GOLS
Washington (São Caetano)

10 GOLS
Lúcio (América/RN)
Marcão (Atlético/GO)
Edmundo (Campinense)
Schwenck (Figueirense)
Marcelo Ramos (Ipatinga)
Marcos Denner (Juventude)

- Ceará, Vasco e Guarani mostram muita regularidade, por isso estã bem à frente dos demais. Atlético/GO (em queda), Figueirense e Portuguesa (ambos em alta) estão na luta pela outra vaga.

- Como na Série A, 6 times lutam fortemente contra o descenso. Mas Juventude, América, Fortaleza, Bahia, Campinense e ABC ainda podem contar com os fracos desempenhos de Vila Nova e Duque de Caxias para tentar a salvação.

Campeonato Brasileiro - Série C (Terceira Divisão):
Classificação Final:
1º - América/MG
2º - ASA de Arapiraca/AL
3º - Guaratinguetá/SP
4º - Icasa/CE
5º - Caxias/RS
6º - Brasil de Pelotas/RS
7º - Rio Branco/AC
8º - Paysandu/PA
9º - Marília/SP
10º - Salgueiro/PE
11º - Ituiutaba/MG
12º - Águia de Marabá/PA
13º - Luverdense/MT
14º - Gama/DF
15º - Criciúma/SC
16º - CRB/AL
17º - Sampaio Corrêa/MA
18º - Mixto/MT
19º - Confiança/SE
20º - Marcílio Dias/SC

- América/MG (Campeão), Asa/AL (Vice-Campeão), Guaratinguetá/SP (3º lugar) e Icasa/CE (4º lugar) garantiram o acesso e foram promovidos para a Série B (2ª divisão) de 2010.

- Sampaio Corrêa/MA, Mixto/MT, Confiança/SE e Marcílio Dias/SC foram rebaixados para a Série D (4ª divisão) de 2010.

Jogos finais:
JOGO DE IDA – 13/09ASA/AL 1X3 AMÉRICA/MG - Rodriguinho / Evanílson, Fábio Bala e Bruno Mineiro

JOGO DE VOLTA – 20/09AMÉRICA/MG 1X0 ASA/AL - Bruno Mineiro

- O América, de Bruno Mineiro, agora no Náutico por empréstimo, foi o campeão e tenta ressurgir no cenário nacional. Os gaúchos Brasil e Caxias deram azar nas chaves de quartas de final, pois eram mais times que ASA e Icasa, mas pegaram Guaratinguetá e América nas semis. Uma pena.

Campeonato Brasileiro - Série D (Quarta Divisão):
Conquistaram o acesso à Série C 2010 (terceira divisão) os times: São Raimundo/PA, Macaé/RJ, Chapecoense/SC e Alecrim/RN.

São Raimundo e Macaé farão a final para decidir o campeão do campeonato.

Na Série D não exite rebaixamento e os clubes que participaram neste ano e que não conquistaram o acesso terão de garantir vaga para o campeonato do ano que vem através das competições estaduais do priemiro semestre de 2010.

- Com o acesso do São Raimundo, o Remo tornou-se a quarta força do futebol paraense. LA-MEN-TÁ-VEL para um time com a história gigante como a do Clube do Remo.

- O Macaé segue a mesma receita que levou o Duque de Caxias para a Série B em 2008, enquanto Chapecoense e Alecrim apareciam desde a primeira fase como candidatos.

- Apesar da boa iniciativa, a Série D precisa de um regulamento decente para 2010. Não pode ser realizada uma fase com 10 clubes divididos em cinco enfrentamentos onde se classificam 8 à fase seguinte. É ilógico demais...

-x- Bruno

Mais Eliminatórias

Como andam as Eliminatórias para a África do Sul 2010? Abaixo, um breve panorama:

- Repescagem

América do Sul x Concacaf (América do Norte e Caribe)
Confronto: Uruguai x Costa Rica, primeiro jogo na América Central.

Oceania x Ásia:
Confronto: Bahrain x Nova Zelândia (primeiro jogo: 0x0 no Bahrain)

Europa: Confrontos:
Portugal x Bósnia Herzegovina
França x Irlanda
Grècia x Ucrânia
Rússia x Eslovênia
* Palpites em negrito...

- Países já classificados (23):

América do Sul: Brasil, Paraguai, Chile e Argentina

Ásia: Coréia do Norte, Coréia do Sul, Japão e Austrália (No futebol, a Austrália é da Ásia, mesmo geograficamente pertencendo a Oceania. Caso parecido acontece com Israel, que é da Europa pro futebol e da Ásia geograficamente, e com Suriname, Guiana e Guiana Francesa, que ficam na América do Sul mas são filiadas a Concacaf, que rege as Américas Central e do Norte)

África: Costa do Marfim, Gana e África do Sul (Esta classificada por ser a sede do Mundial)

América do Norte e Central: México, Honduras e EUA

Europa: Itália, Espanha, Alemanha, Suíça, Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Sérvia e Eslováquia.
____________________________________________

Será que a minha seleção mundial de países eliminados não faria melhor papel que uns e outros na Copa da África?

-x- Bruno

Futebol Bizzarro

Pelo que parece, não é só meu time no Cartola FC que é Bizzarro FC...

Neste final de semana, foi notícia no mundo da bola tupiniquim uma curiosa combinação de resultados na segunda divisão do Campeonato Maranhense. Breve panorama abaixo:

Viana e Moto Club disputavam a última vaga na primeira divisão de 2010. O Moto conseguia a façanha de disputar a segundona no mesmo ano em que foi rebaixado. O certame, disputado por quatro times (seriam cinco, mas o Itinga, também rebaixado este ano, foi excluído por dívidas com a Federação), chegou à última rodada com um classificado: o Santa Quitéria, campeão do primeiro turno.

Viana e Moto Club tinham o mesmo número de pontos. E o primeiro levava vantagem no primeiro critério de desempate – o saldo de gols (tinha dois a mais).

Jogavam Viana x Chapadinha, este último já eliminado, e Moto Club x Santa Quitéria, este já classificado. Até a metade do segundo tempo, nada anormal: Viana ganhava do Chapadinha por 2-0 e o Moto Club vencia por 2-1 o Santa Quitéria.

Então, começou a confusão: os jogadores do Chapadinha começaram a fazer corpo mole e o Viana marcou 9 gols em 9 minutos, enquanto o Moto Club teve 4 pênaltis a seu favor nos últimos 10 minutos de jogo.

Contra o Moto Club, pesa o fato dos outros 3 times fazerem denúncias fortes de favorecimento ao clube, um dos mais tradicionais do estado, ao lado do Sampaio Corrêa.

Contra o Viana, a repercussão nacional dos 9 gols bizzarros no final do jogo e o nítido complô contra o time grande. A Federação Maranhense está investigando o caso.
________________

Não sei se dou risada ou fico apavorado com o amadorismo. Parece futebol das Ilhas Cook, não do Brasil...

-x- Bruno

O fim do inesperado

Em uma competição de dois dias, o inesperado pode agir no primeiro e agitar tudo. Mas se não der o ar da sua graça no segundo dia, as coisas tendem a voltar ao normal.

Foi o que aconteceu no GP do Brasil de Fórmula Um, em Interlagos/SP.

No sábado aconteceu o treino mais longo da história da categoria: 2:40 de duração. Barrichello, classificado com a última vaga para a disputa da pole position, largou em primeiro após o chuvaredo todo que caiu no circuito paulista. Na confusão do chove e molha muito, Button e Vettel, concorrentes do brasileiro na disputa pelo campeonato, conseguiram apenas largar em 14º e 16º, respectivamente.

No domingo, com a volta do sol, descobriu-se que o brasileiro tinha uma desvantagem de 4 voltas de combustível para Mark Webber, segundo colocado no grid, o que lhe obrigaria a abrir pelo menos 8 segundos de vantagem no primeiro trecho da corrida.

O Sobrenatural de Almeida, parafraseando Nélson Rodrigues, agiu de leve no domingo, mas não a favor de Rubinho. Os acidentes da primeira volta tiraram 5 carros da frente dos concorrentes do brasileiro: Fisichella e Kovalainen se enrroscaram ainda no S do Senna, enquanto Sutil e Trulli se acharam duas curvas depois, atingindo o carro de Alonso na passada e tirando o espanhol da corrida.

Com o Safety Car na pista por 6 voltas, todos economizaram combustível e isso atrasou ainda mais Barrichello, que precisava abrir distância. Na relargada, Button ainda ganhou duas posições, saltando de 9º para 7º, entrando assim na zona de pontuação.

Após a primeira rodada de pitstops, Barrichello foi superado por Webber e Kubica, além de ficar na alça de mira de Lewis Hamilton, que fazia grande corrida de recuperação. Com uma tática diferente, Vettel circulava entre os primeiros, mas uma parada a 8 voltas do fim para cumprir a obriatoriedade do uso dos dois tipos de pneus tirou o alemão do pódium, dando o terceiro lugar para Barrichello.

Mas a sorte, o sobrenatural, a zica, o sei-lá-o-que voltou a agir. E o pneu esquerdo traseiro de Barrichello começou a esvaziar. Corrida definida. Campeonato definido. Campeonato de construtores definido. E a F1 vai passear em Abu Dhabi, estreando o circuito dos Emirados Árabes Unidos.

-x- Bruno

Europa vs. Resto do Mundo

EUROPA:
--------------------------------Cech (TCH)--------------------------------
----------------------------------Chelsea----------------------------------
Grygera (TCH)---Van Buyten (BEL)----Chivu (ROM)---Jankulovski (TCH)
---Juventus---------Bayern M.------------Inter M.---------Milan---------
------------------------------Fletcher (ESC)-------------------------------
-----------------------------Manchester Utd.------------------------------
--------Benayoun (ISR)--------Rosicky (TCH)--------Giggs (GAL)---------
-----------Liverpool---------------Arsenal----------Manchester Utd.------
---------------Ibrahimovic (SUE)---------------Mutu (ROM)--------------
-------------------Barcelona----------------------Fiorentina---------------

Banco: Pletikosa (CRO-Spartak Moscou), Ujfalusi (TCH-Atlético de Madrid), Ben Haim (ISR-Portsmouth), Kallstrom (SUE-Lyon), Emre (TUR-Fenerbahçe), Baros (TCH-Galatasaray) e Bellamy (GAL-Manchester City).

RESTO DO MUNDO:
------------------------------El-Hadary (EGI)-----------------------------
-----------------------------------Sion------------------------------------
Reasco (EQU)-------Rey (VEN)-------Córdoba (COL)-------Armero (COL)
----LDU------------Caracas FC-----------Inter M.-----------Palmeiras---
------------------------------Obi Mikel (NIG)-----------------------------
----------------------------------Chelsea----------------------------------
----------Keita (MAL)----------------------------Mendez (EQU)----------
-----------Barcelona-----------------------------------PSV----------------
------Kanouté (MAL)-----Adebayor (TOG)-----Falcao García (COL)-------
----------Sevilla----------Manchester City------------FC Porto------------

Banco: Vega (VEN-Caracas FC), Yobo (NIG-Everton), Diarra (MAL-Real Madrid), Ali Karimi (IRA-Persepolis), Diouf (SEN-Blackburn), Zidan (EGI-Borussia Dortmund) e Oba Oba Martins (NIG-Wolfsburg).

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Hoje, sexta-feira, 16/10, somente os nigerianos Obi Mikel e Oba Oba Martins e os egípcios El-Hadary e Zidan tem chances de estar na Copa da África. Os outros 32 já estão fora do Mundial 2010.

E teremos o prazer de ver Honduras, Coréia do Norte e Barhain ou Nova Zelândia...

-x- Bruno

Bósnia 2x5 Espanha

A insônia me permitiu acompanhar esse espetáculo de futebol dos anos 60/70.

Bósnia e Espanha protagonizaram o jogo de futebol mais aberto que vi na televisão.

A Espanha abriu 2-0 com gols aos 13 e aos 14 do primeiro tempo (Piqué e David Silva).

Mas poderia já estar perdendo antes de chegar as redes adversárias.

Até o final da primeira etapa, a Bósnia esbarrou mais 4 vezes na muralha chamada Iker Casillas.

Nos primeiros 10 minutos do segundo tempo, Negredo marcou duas vezes e consolidou a goleada, injusta até então.

Mas a desvantagem de 4 gols deixou os bósnios de cabeças baixas. Ibisevic e Dzeko não levavam mais perigo constante como na primeira etapa.

E aí veio o show de toque de bola do time misto comandado por Vicende del Bosque.

Casillas; Iraola, Piqué (Sergio Ramos), Albiol e Capdevilla; Sergio Busquets, Xavi Alonso e Iniesta (Marcos Senna); David Silva (Juan Mata) e Riera; Negredo.

Pela escalação, faltam aí o cabeludo Puyol, o maestro Xavi Hernandes e os matadores David Villa e Fernando Torres. Sem contar o experiente Raúl, que pode até sobrar da lista para a Copa.

Foram minutos de muito futebol arte, pura técnica na condução e na manutenção da posse da bola. Um espetáculo que culminou na primorosa enfiada de bola de Negredo para Juan Mata fazer 5-0.

A torcida bósnia aplaudia o grandioso espetáculo que via ao vivo. Um time que, mesmo ganhando com sobras, mantinha o ritmo de jogo em respeito ao seu adversário.

Somente após os 90 minutos a Espanha relaxou. E a Bósnia fez 2 gols para engrandecer ainda mais o espetáculo.

Vi ontem, graças a minha insônia, uma seleção que tem um objetivo: deixar o amarelo somente para a camiseta reserva.

Vicente del Bosque e seus comandados são sim os favoritos ao Mundial 2010.

-x- Bruno

Eliminatórias da Copa

Tinha esquecido que eu tinha um blog. Fui lembrado por um grande amigo há 3 dias disso. E precisava voltar escrevendo algo de útil. Então, nada melhor que uma crônica sobre as Eliminatórias da Copa...
________________

Última rodada. Jogo decisivo. Dois rivais em busca de um mesmo objetivo: uma vaga entre os 32 países que irão disputar a primeira Copa do Mundo no continente africano.

São dois times de bastante qualidade, com jogadores atuando no futebol europeu há bastante tempo. Eles são rivais de anos, disputam quase sempre o mesmo espaço dentro do esporte.

A tensão no estádio é grandiosa. A torcida anseia o jogo que comecará em breve desde o último mês, sabendo que ele seria a peça chave da engrenagem final.

-x- Bruno

O jogo é cheio de emoções. Desfalques em campo dão mais dramaticidade ainda para a situação. Técnicos agitados, países em nervos. Mas eis que ao final do jogo, uma surpreendente ação acaba dá ponto final ao espetáculo.

-x-

Não, não é Uruguai vs. Argentina. Esse é um retrato abstrato de Estados Unidos vs. Costa Rica.

Esse sim foi O jogo de quarta-feira.

Estadunidenses, mesmo já classificados para o Mundial, jogavam a liderança do hexagonal final da Concacaf. A Costa Rica brigava com Honduras pela última vaga direta da região para a Copa.

Os latinos tinham a desvantagem do mando de campo, revertida logo aos 25 minutos de jogo, quando o placar já marcava 0-2 para os visitantes.

Mas na segunda etapa, os yankees descontaram e colocaram fogo no jogo. Faltando cinco minutos, Onyewu saiu de campo machucado, deixando os EUA com um a menos.

A essa altura, Honduras batia El Salvador, fora de casa, por 1-0, mas ficava fora por começar a rodada com 2 pontos a menos que os costarriquenhos.

Eis que então, aos 49'30", após o escanteio da direita, Bornstein cabeceou livre dentro d'área. A bola passou debaixo das pernas do defensor posicionado sobre a linha e encontrou as redes no fundo do gol.

A Costa Rica, melhor em campo durante 70 minutos, tomara o empate após 20 minutos de defensivismo desnecessário. E concedia o direito à Honduras de voltar ao maior palco do futebol mundial após quase 3 décadas.

Uruguaios e argentinos que me perdoem, mas emoção mesmo nesta quarta somente nas Eliminatórias da Concacaf.