Busca

Pesquisa personalizada

A regularidade que fará o campeão

"Equílibrio", diria Tite. Se olharmos do ponto positivo, sim.

"Equílibrio", enfatizaria Tite. Também é encontrado se observarmos negativamente

O fato é que o Brasileirão mais equilibrado dos pontos corridos premiará o mais regular, constatando que o equilíbrio demonstrado na tabela é decorrente da irregularidade dos times durante o campeonato.

Vejamos, em 5 pontos de análise diferentes, os números dos 6 primeiros colocados:

São Paulo - O primeiro colocado no geral após 35 rodadas vai ser o campeão por ser o único time regular do certame.

Líder no geral com 62 pts., é o segundo melhor mandante e o terceiro melhor visitante. Depois de terminar o turno em 4º, é o 3º no returno.

Na soma, aparece no 1º lugar por ser o único regular em alto nível, apesar de não figurar em 1º em nenhuma das 4 análises parciais.

Flamengo - Em segundo lugar, o time de Adriano e Petkovic soma 60 pts. em 35 jogos.

Os cariocas pecaram no 1º turno, onde ficaram apenas com o 10º lugar. A recuperação do returno, onde é o primeiro colocado, deixou o rubo-negro na vice-liderança geral.

O quarto lugar como mandante contrasta com a sexta melhor campanha como visitante

Palmeiras - Em terceiro lugar, com 59 pontos, o time de Muricy parece estar em queda livre, sendo este o motivo pelo qual não deve lutar pelo caneco.

Após o 2º lugar no turno, o Verdão é apenas o 8º colocado no returno, muito em função das últimas 8 rodadas, onde fez 6 de 24 pontos (1 vitória, 3 empates e 4 derrotas)

Quinta campanha como mandante, os comandados de Muricy tem o quarto melhor desempenho longe da Turma do Amendoim.

Internacional - O pós-Tite é certamente fator determinante para o Colorado não estar mais disputando o título brasileiro.

Campeão do 1º turno, o Inter ocupa a gloriosa 13ª colocação no returno, campanha pífia em relação aos objetivos na temporada do centenário.

Terceiro melhor mandante, apesar de tropeços diante de Botafogo, Corinthians e Cruzeiro, o Colorado é apenas o sétimo melhor visitante, com 19 pontos.

Atlético/MG - Quinto colocado atualmente, com os mesmos 56 pts. do Colorado, o Galo Mineiro é fraco dentro de seus domínios: apenas a 11ª melhor campanha.

O resultado fraco em casa é compensado com o desempenho como visitante (2º melhor), já que as campanhas do 1º e do 2º turno são iguais em colocações - 5º lugar em ambos.

Cruzeiro - O último a chegar na briga da ponta de cima é o mais irregluar de todos seis ponteiros.

A grande campanha como visitante, melhor entre os 20 participantes, contrasta com o 5º pior desempenho como mandante - 27 pts. em 18 jogos.

Da mesma forma, o turno foi inversamente proporcional ao returno. Se na ida os mineiros ficaram em 14º, na volta tem a segunda melhor campanha.

* OBS.: Vale ressaltar que os pontos positivos do campeonato estão centralizados nesses times, exceto pelo fato do Grêmio ser o time de melhor campanha atuando ao lado de seu torcedor - 41 pts. em 17 jogos e nenhuma derrota até aqui.

-x- Bruno

0 respostas: