Busca

Pesquisa personalizada

Hello capitão Nascimento, I want to play a game.

Ok, ok. Não podiamos passar em branco com este fenômeno do cinema nacional. Este post é pra falar sobre Tropa de Elite, que nada mais é do que um típico filme brasileiro. E como um bom filme Brasileiro desde A Central do Brasil, até Cidade de Deus, passando (porque não?) por Dois Filhos de Fransciso, faz sucesso porque trata da realidade nua e crua. Tudo bem que, como todos os filmes, ele tem seus toques fictícios e mitificadores (quem quiser, já pode acompanhar os fatos do Capitão Nascimento, no melhor estilo Chuck Norris), mas não passa de um pequeno sacrifício para tornar o roteiro mais plausível para as telonas. Infelizmente - ou não - o cinema brasileiro não é tão desenvolvido quanto nos EUA por exemplo, o que tornam grandes produções grandes eventos e não temos aquela enchurrada de feel good movies, action monsters etc. Em questão de produção o filme tem qualidade, uma ótima imagem, sons e trilha sonora (vem aí o re-boom da música tropa de elite, lembram?), cenas bem pensadas, ângulos muito bacanas. O roteiro é muito bom, com aquele toque humorístico e sarcástico nos filmes brasileiros, que nos fazem rir da nossa própria desgraça. Cinema e filmes em geral são um meio de comunicação que assim como um anúncio publicitário, passa uma mensagem. Em Tropa de Elite, uma das principais mensagens é de que quem compra drogas, nada mais é que um financiador do crime organizado. Ora, produtos pirata tem uma relação parecida com o crime organizado e é, no mínimo irônico saber que de 100% de entrevistados pelo Vox Populi e Ibope, 80% admitiu que viu o filme em DVD pirata. Isso poderia tornar o filme um fracasso? Eu acho que depende. O que vale mais pra você? Lucro na bilheteria ou mensagem bem sucedida? Uma estética de encher os olhos, ou uma poderosa ferramenta de comunicação? A forma, ou o conteúdo? Live or die, make your choice...

3 respostas:

Rodrigo Palaver disse...

O que tá acontecendo é um fenômeno que ninguém consegue explicar: mesmo com uma grande parcela da população ter assistido ao filme pirata, a estréia do filme Tropa de Elite levou recorde de público aos cinemas! Eu achei um baita marketing liberar o filme antes. Mas, será que foi acidental ou proposital?

Anônimo disse...

Opaa...aee at� que enfim um Post, pensei que tinham abandonado j�..
que bom que n�o \o\, aquele abra�o e

PEDEEE PRA IR EMBORAA 02
PEDEEE PRA IR EMBORAA 02

A GENTE NAO TE K� AQUI..PORRAAA

Menina Nina disse...

Meu namorado diz que eu sou preconceituosa por não gostar de vários filmes brasileiros. Eu condordo com você. Os filme brasileiros são todos muito parecidas e, normalmente retratam as mesmas coisa. Confesso que gostei de Tropa de elite que, assim como milhões de brasileiros, assisti pirata. Foi mais bem acabado, mais cuidadoso. Talvez até mais real e coloca cada um em seu devido lugar. Achei um bom filme.