Busca

Pesquisa personalizada

Cruzamentos e seleções

Grêmio x Juventude
Inter-SM x Sapucaiense

CONTRA

Inter x Canoas / Ulbra
Caxias x São José

Esses são os cruzamentos das quartas-de-final do Gauchão 2008. Aposto quanto quiser que as semifinais serão Grêmio x Inter-SM e Inter x Caxias - Justo, pois são disparados os quatro melhores times do campeonato.

________________________________

Por falar em cruzamentos, Pato fez o famoso gol de cruzamento do W11. Tá certo que o goleiro falhou. Tá certo que o jogo foi um horror. Mas Pato está provando a cada dia que é, sim, C-R-A-Q-U-E.

Só o diferenciado acredita naquela jogada. Só o fora do comun tem a ousadia de pensar em chutar direto aquela bola. Só o gênio, acerta o gol desequilibrado daquele jeito.

Já está dando, mas dará muito mais o que falar esse fruto das categorias de base do colorado...

________________________________

Voltando aos Pampas, ouso aqui publicar a minha seleção da 1ª fase do Gauchão. Para ser justo, uma com os jogadores da dupla Gre-Nal e uma só com atletas dos outros 14 times.

SELEÇÃO COM A DUPLA GRE-NAL

1- Victor (GRE) - Foi o melhor enquato pode atuar. Deve voltar de lesão para ajudar - e muito - o Grêmio na busca pelo tri.

2- Paulo Sérgio (GRE) - Grande surpresa do invicto Grêmio.
3 - Léo (GRE) - Seleção brasileira.
4 - Marcão (INT) - Agora na versão artilheiro.
6 - Cris (CAX) - Comandante em campo da terceira força do Gauchão.

5- E. Costa (GRE) - Difícil achar melhor na posição no País.
8 - Guiñazú (INT) - Quando ele não conseguiu jogar, o time não rendeu.
7 - Magrão (INT) - Símbolo da movimentação colorada, assim como o gringo Guiña.
10 - Roger (GRE) - Joga fácil.
9 - Alex (INT) - Desandou a fazer gols.

11- Mendes (JUV) - Artilheiro, conhece da área.

TÉC. - Paulo Porto (ISM) - Fez muito com pouco.

SELEÇÃO DO INTERIOR

1- M. Alves (JUV) - Salvou o Juventude em muitas ocasiões.

2- David (CAX) - O ponta que virou lateral.
3 - D. Corrêa (CAX) - Tirando o absurdo contra Evilásio, do Sapucaiense, é um ótimo zagueiro.
4- Dirley (SLU) - Jogará a Série B pelo Juventude.
6- Cris (CAX) - Unânime.

5- Pedro (SJO) - Ora lateral, ora volante. Aqui, volante.
7- Léo Mineiro (CAX) - Rendendo mais que o esperado.
8- Júnior Paulista (ULB) - Jogando o que não jogou no Inter.
10- Chiquinho (ISM) - Ótima surpresa.

11-Alê Menezes (ISM) - Sempre deixando o seu.
9- Mendes (JUV) - Artilheiro².

TÉC. - Paulo Porto - Pela segunda vez.

Aplique "ousadia" na publicidade!






Muito legal essa idéia pra divulgação do novo filme de animação da FOX - Horton e o Mundo dos Quem.






Numa atitude ousada eles colocaram um aplique em alguns outdoors simualndo a ponte que o protagonista percorre em uma das principais cenas do filme. E foi uma atitude ousada mesmo! Como mostra uma das fotos, não foi utilizado nenhuma proteção durante a instalação. Esse foi o único descuido da JGR Produções Artísticas, empresa responsável pela peça.- o site dos caras é pouco atraente, mas o trabalho deles é bem interessante.
Vale a pena conferir! ;)

Projeções...

Para alegria de uns, tristeza de outros e alívio de um punhado, chega ao fim nesta quarta a primeira fase do Gauchão 2008.

É difícil deixar de concordar com o favoritismo da dupla Gre-Nal para a decisão. Tanto o Grêmio, que já fez 33 pontos no Grupo 1, quanto o Internacional, que marcou 29 pontos até o momento, sobram tecnicamente no torneio. Porém, boas surpresas podem pintar nesta reta final, como o novo Caxias, comandado por GIlson Kleina e que têm no atacante Kempes e no meia Léo Mineiro seus principais destaques, e o ressurgente Inter de Santa Maria, que traz como principais destaques o habilidoso meia Chiquinho e o matador Alê Menezes.

NÚMEROS

O triste desta primeira fase é o fraquíssimo desempenho dos dois times já rebaixados por antecipação à Segundona de 2009: Guarany de Bagé e 15 de Novembro. O time de Campo Bom, após três vice-campeonatos nesta década - 2002, 2003 e 2005 -, somou até agora apenas 4 pontos, sendo derrotado por 11 vezes em 13 jogos no grupo 1. Já o Guarany é dono do pior desempenho no geral, com 12 derrotas - venceu apenas o Juventude por 1x0 em Bagé -, campanha que rebaixou o único time que, além da dupla Gre-Nal, tem mais de um título estadual.

Destacam-se como principais marcadores do certame o centroavante Mendes, que veio do futebol da Venezuela para ajudar o Juventude com 8 gols, e o meia-atacante do São Luiz Ronaldo Capixaba, que só no jogo do último domingo, contra o Guarany, marcou 3 vezes e também soma 8 tentos no geral. No total, as redes balançaram por 304 vezes em 104 partidas, dando uma média de 2,92 gols por jogo, altíssima se compararmos com outras edições do campeonato estadual.

Foram três gols contra na competição: dois a favor do Caxias - Simônio, do Santa Cruz, na 1ª rodada e Vágner, do Grêmio, na 4ª rodada - e um a favor do Sapucaiense - Renato Tilão, do Santa Cruz, na 9ª rodada.

O Gauchão 2008 tem 3065 pessoas em média por partida, levando em conta somente os que pagaram ingresso. A melhor média é do Inter, com 17883 pessoas por jogo. O maior público também é vermelho e branco: 28248 pessoas pagaram ingresso para ver Inter 2x0 Brasil-PEL no sábado dia das mulheres. Mais de 46 mil pessoas, entre pagantes e não-pagantes estavam no Gigante da Beira-Rio nesta partida.

PRÓXIMA FASE

Quatro times já estão garantidos nas quartas-de-finais do Estadual 2008: Grêmio e Caxias, no grupo 1, Inter e Inter-SM, no grupo 2. Em cada grupo são três times lutando por duas vagas.

GRUPO 1 - A Ulbra tem 21 pontos (3º lugar), enquanto o Esportivo tem 20 (4º lugar) e o Sapucaiense soma 19 (5º lugar). Ulbra e Sapucaiense se enfrentam em São Leopoldo, no Estádio Cristo Rei, enquanto o Esportivo pega o eliminado Novo Hamburgo em Bento Gonçalves. Quem vencer entre Ulbra e Sapucaiense leva a vaga. O empate classifica a equipe da Canoas. Na serra, o Esportivo precisa de uma simples vitória para garantir sua vaguinha. Caso a Ulbra vença, o Esportivo já estará classificado mesmo se perder para o Nóia.

GRUPO 2 - Juventude com 20 pontos (3º lugar), São Luiz e São José com 19 (4º e 5º lugares respectivamente) são os candidatos. o Juventude enfrenta o São José em Caxias, no Estádio Centenário - o Alfredo Jaconi estará em obras até o início do Brasileirão 2008, em maio - precisando de um empate. O Zequinha precisa vencer para passar a próxima fase. O São Luiz enfrenta o Brasil em Pelotas precisando vencer para garantir a classificação.

Sabe-se que o predomínio da dupla da Capital é imenso diante do futebol do Interior. Mas as surpresas deste ano vem bem preparadas para aprontar no mata-mata do Gauchão...

Tratado a Toddy

500 kg. Exemplo mor do velho ditado...

Impressionante o tamanho do bicho...

Deve alimentar uma família de 4 pessoas por pelo menos 15 dias...

Esse é o animal de estimação do Sportivo Luqueño, do Paraguai, adversário de hoje a noite do São Paulo na Libertadores da América.

Libertadores essa aliás que está muito equilibrada. O baixo nível técnico da competição é evidente. Infelizmente, os gaúchos estão fora de uma das mais fáceis edições da competição nos últimos 10 anos.

(Foto: Divulgação do clube)

Direto do túnel do tempo

Há 30 anos, o maior artilheiro do Grêmio em clássicos Gre-Nal, Alcindo (Foto ao lado - Reprodução: ClicRBS) - autor de 13 tentos -, encerrava a sua grande carreira. Em jogo contra uma equipe da Associação dos Profissionais, Alcindo marcou, de pênalti, seu último gol com a camisa tricolor que o consagrou.

O detalhe do feito é que Alcindo sofreu o pênalti de Luiz Felipe Scolari, atual técnico da seleção de Portugal e que também fez história dirigindo o Imortal. O jogo terminou com o placar de 6x1 para o Grêmio e Alcindo é até hoje o maior artilheiro em números do tricolor gaúcho, com 363 gols.

Alcindo começou nas categorias de base do Inter, em 1958, e jogou também no Santos, Jalisco e América do México, além da Francana, onde encerrou sua carreira em 1979.

Entrevistei o Alcindo para uma matéria sobre os maiores artilheiros dos principais clubes do Brasil. A sonora, feita dentro do museu do Grêmio, traz um Alcindo emocionado. Em fase de recuperação de uma cirurgia nos olhos, ele usou óculos escuros durante os 15 minutos de reportagem. Lembrou com carinho dos gols em cima do Inter, da importância de ser um exemplo para seus filhos, que ainda ficam surpresos com o assédio e as histórias do pai goleador e vencedor dos Gauchões de 1964/65/66/67/68 e 1977.

Um dos nomes que marcarão o futebol do RS para toda a história. Esse é Alcindo Martha de Freitas, nascido no dia 31 de março de 1945, em Sapucaia do Sul. Uma lenda do ludopédio...

Gaúcha no Tribunal Internacional de Justiça?


Ellen Gracie, presidente do Supremo Tribunal Federal, pode ocupar uma vaga no Tribunal Internacional de Justiça. O Tribunal tem sede em Haia, Holanda. Cogitada para o cargo, Gracie disputa candidatura com o jurista Antônio Augusto Cançado. Saindo do cargo de presidente do STF, ela deixa uma vaga a ser preenchida. O PT estuda, se definida a saída de Gracie, a indicação de Michel Temer, presidente nacional do PMDB, para o cargo. Com isso a sucessão da presidência da Câmara, que deveria ser do PMDB, pode continuar com o PT - foi firmado um acordo antes da eleição de Arlindo Chinaglia, do PT, concedendo a presidência à legenda de Michel Temer em 2009.
Convenhamos, há duas notícias boas: o reconhecimento do ótimo trabalho de Gracie e a sucessão da presidência da Câmara pela base governista. Agora, Michel Temer no STF? Não acho que seja fraca a indicação, porém é precipitada. Cabe atentar-se a outros nomes mais convenientes. O mais recente representante do Brasil em Haia, Francisco Resek acha Ellen Gracie preparada. Eu também assino embaixo.

Mulher Samambaia

Segue abaixo uma entrevista feita pela colunista substituta de O Globo Cléo Guimarães com Danielle Souza, a Mulher Samambaia do programa Pânico na TV. É uma entrevista meio velha já, feita pelo jornal em 2 de agosto do ano passado, mas vale como registro de que nem todo mundo que aparece na telinha, que é famoso, conhecido por Deus e todo mundo, é tão bom assim:

O Globo: Que Estados formam a Região Sudeste do País?
Mulher Samambaia: Aracaju, Recife... Ai, não sei

O Globo: Qual o nome do presidente da França?
Mulher Samambaia: W Bush

O Globo: Quem é o autor de Reinações de Narizinho?
Mulher Samambaia: Ah, não sei nada de literatura.

O Globo: Como Getúlio Vargas morreu?
Mulher Samambaia: Ele foi assassinado.

O Globo: Quem nasce no Espírito Santo é _________________ ?
Mulher Samambaia: Olha as perguntas!!! Calma aí, gente!

O Globo: Quais são os pontos estremos do Brasil: o Oiapoque e o ______________ ?
Mulher Samambaia: Auchuí.

O Globo: Quanto é 7 vezes 7?
Mulher Samambaia: 14. (Observação do autor do post - :OOOOOOOOOOOO)

O Globo: Soletre exceção :
Mulher Samambaia: E-x-e-ç-ã-o

O Globo: Quem escreveu O Pequeno Príncipe?
Mulher Samambaia: Não sei. Só sei que a Piovani (Luana) fez uma peça...

O Globo: Que autor de novelas e peças era marido de Janete Clair?
Mulher Samambaia: Não sei nem quem é Janete Clair.

O Globo: Jorge Amado era pernambucano. Verdadeiro ou falso?
Mulher Samambaia: Pernambucano. Verdadeiro. Mas olha, não conheço nada de Nordeste.

O Globo: Qual a fórmula da água?
Mulher Samambaia: Essa eu sei: H2O.

O Globo: Quem assinou a Lei Áurea?
Mulher Samambaia: Princesa Diana (Observação do autor do post - :OOOOOOOOOOOO²)

O Globo: Qual a nacionalidade do Maradona?
Mulher Samambaia: Argentino.

O Globo: Qual a capital do Rio Grande do Norte?
Mulher Samambaia: Pula essa.

O Globo: Qual o nome da mulher de Lampião?
Mulher Samambaia: Calma, essa eu sei... Gente, fugiu tudo!!!

O Globo: Quem foi Che Guevara?
a) Cantor mexicano
b) Líder da Revolução Cubana
c) Medalhista olímpico
Mulher Samambaia: Essa eu também sei: ele foi líder da revolução cubana

RESUMO DO CAOS:

Mulher Samambaia, que deve entender tudo de como deixar seu corpo em forma, acertou 3 de 17 questões.

Resultado bom para quem só precisa mostrar seu corpo na TV sem ter a necessidade de abrir a boca...

Enquanto isso, aqui sobram e sobram cada vez mais formandos em jornalismo sem emprego. É lástimavel a quantidade de conteúdo bom desperdiçado pela mídia em detrimento de belos rostos e corpos. Quem sabe um dia isso acaba e os telespectadores possam ter uma programação realmente com CONTEÚDO...

Winning novo!

Na última terça-feira, foi lançada a nova versão do clááááááássico Winning Eleven: o Pro Evolution Soccer 2008.

Winning Eleven é simplesmente o jogo mais viciante de futebol para videogame da história, sempre se diferenciando dos outros similares pela melhor jogabilidade e por ser mais parecido com a realidade do futebol.

Me lembro de jogar o WE desde 1998, no jogo que tinha o glorioso colombiano Valderrama na capa. Fazia torneios com amigos e passava tardes, noites jogando.

Nessa última versão, um presente para os colorados. O ÚNICO time brasileiro licensiado pelo jogo é o Internacional. Elencos e uniformes estão perfeitos - esse último vocês podem conferir na foto acima -, além dos gráficos que deixam facetas e detalhes muito perfeitos.

Já estou ansioso para desfrutar dessa nova versão do game...

Imagem da semana


Uma imagens que realmente vale por mil palavras...

Casamento



Que cena!

Que alegria!

Que beleeeeeeeeeeeza!!!

Originalidade mil na idéia! Simplesmente sensacional...

Em Pratos Limpos

Depois do desabafo, venho a me reiterar com o público leitor.


Sim, tenho sérios problemas. Gosto em excesso de um programa que não proporciona nada, absolutamente nada a ninguém. O único porém do BBB é espiar a vida alheia, coisa que todos - sim T-O-D-O-S - jornalistas, como quase posso me considerar, fazem. E não só fazem como gostam de fazer. E não só gostam de fazer com sabem fazer muito bem, senão não seriam jornalistas.

Gostar de todo mundo não é possível. A gente tem desavenças de pensamentos até mesmo com pessoas que a gente gosta muito. Imagina então quando uma pessoa que está exposta 24 horas por dia e que, para ajudar, tem opiniões, atitudes, gostos e pensamentos MUITO diferentes dos seus. É de se imaginar que a "corneta" rolará solta.

Então, tomado de uma raiva incontrolável e inadmissível, escrevi a coisa mais sem nexo na minha vida. Um texto que tem como título uma onomatopéia. Um "posicionalismo" que nada tinha de imparcial, tomado pela emoção do momento. Emoção... Lamentável escrever isso, mas é isso mesmo. Estava perturbado por um programa que muitos julgam de cartas marcadas, onde eu não tenho nenhum conhecido, não ganharei nada com isso e ainda assim estava abalado.

Caso sério de psiquiatria para mim. Para talvez colocar trabalho nos médicos da área, tirando deles a oportunidade de torcer para seu colega de profissão...

Herói ou Vilão?

http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?newsID=a1788186.htm&tab=00003&uf=1

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Internacional/0,,MUL342166-4410,00.html

http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais2008/interna/0,,OI2663421-EI10794,00.html

Todos os sites publicam, desde ontem, uma crítica do técnico colorado ao meia Adriano Gabirú, autor do gol mais importante da história do Internacional.

Uma atitude lamentável dos comandantes do futebol colorado, que deveriam agir com o máximo de respeito possível com um dos ícones do clube.

Adriano Gabirú pode ser contestado, criticado, mas não pode ser escanteado, esculachado.

Adriano Gabirú é, sim, ÍDOLO!

Cacalo presidente?

Estava dando uma olhada no Blog do Wianey Carlet quando vi que Cacalo, seria o candidato preferido de Fábio Koff e Raul Regis de Freitas para suceder Paulo Odone na presidência do Grêmio. Lembram da época Koff e Cacalo? Presidente e Vice, respectivamente. Considero o nome muito bom, apesar de não ter boas lembranças (como "doar", praticamente, o lateral arce para o Palmeiras e desmontar um time campeão). Mas isso o Odone também fez: desmontou o time inteiro do ano passado, que só precisava de alguns ajustes ofensivos. Um outro nome me caiu bem aos ouvidos: Renato Moreira. O Wianey Carlet relata que seja difícil Cacalo assumir por adorar seu trabalho midiático. Só que, se alguém mais ouviu as entrevistas do ex-vice gremista a respeito, então também está com uma dúvida danada. Cacalo disse que as portas sempre estão abertas, e que a morte é a única certeza na vida. Só que o Grêmio não pode se focar só em eleições internas, como aconteceu ano passado com a história do novo estádio. Seja quem for o novo presidente, deve ter o que um gremista quer de um nome no cargo: bom trato com os talentos da casa, boa administração das finanças e um time guerreiro.

Grrr total!

Sério, assim não dá!!!


Qualquer fanático, como eu, não entendeu o que aconteceu ontem...

Como em tantas e tantas outras ocasiões, o odiado por muitos e amado por um outro grande contingente de pessoas fica depois do paredão.

Desgraça total do BBB!
PS.: Desculpem o nenhum conteúdo da mensagem, mas eu precisava desabafar minha indignação com esse ser. Abraços!

Metropolitano X Flamengo

O título do post indica confrontamento entre a equipe de Blumenau-SC e a equipe carioca, ostentora da maior torcida do Brasil. Mas a batalha é fora dos gramados: ambos times dividem a paixão dos torcedores blumenauenses. Quem mostra isto é o Jornal de Santa Catarina. Ao longo de fevereiro o periódico chamava na capa para matérias do Flamengo, o carioca, time com bastantes torcedores na região. O problema todo se deu quando na seção de cartas do mesmo vários torcedores do Metropolitano, reivindicaram matérias sobre o time local. Então começou-se uma mudança devagar na linha editorial de esportes do Jornal de Santa Catarina (JSC). Em um editorial, o editor-chefe do periódico explica o porquê da atenção maior com o Flamengo: antigamente, os rádio de Blumenau captavam o sinal do Rio de Janeiro só e então acompanhavam os jogos do rubro negro. Só que o que eles não contavam era com o crescimento de nativismo por parte dos blumenauenses, que trocaram o time grande Flamengo pelo time pequeno, porém só deles, o Metropolitano. E não é que eles estão tentando compreender o acontecido até agora? Hoje saiu esta matéria, com o mesmo título aí de cima. Ora, não é que agora talvez os catarinenses entendam o sentimento gaúcho de nativismo? Somos um dos poucos Estados onde todos ou quase todos sabem cantar o próprio hino. Alguns vão dizer: "mas peraí, torcer pelo Flamengo ou pelo Metropolitano não tem nada a ver com o sentimento gaúcho nativista". Pois digo, tem tudo a ver. É por aí que se começa a definir a identidade de um povo, fiel a seus costumes, fiel a sua marca, fiel a seus times, fiel a sua gente, fiel, enfim, a si mesmo.


Aproveitando a idéia anterior...

03 de março. Uma mera e singela data.

Mas hoje começaram as aulas da grande maioria dos estudantes do RS. Um dia especial, marcado pela expectativa, ansiedade, vontade de rever os velhos -ou novos - conhecidos. As férias escolares são muito bipolares. O aluno torce com fervor para que elas cheguem o mais rápido possível. Mas, após o meio de fevereiro, aquela época onde os mais crescidos já curtiram o Planeta e o carnaval, a anseiedade pelo retorno do convívio com os amigos diários.

Caras novas, pessoas perdidas no novo ambiente, tudo cheio de novidades. Os pequenos adoram a compra do material escolar. Os mais antigos vibram com as "possíveis novas conquistas" que aparecem em seus recintos.

Neste 2008, o 03/03 marca o real início do ano...

3 de março


Há 25 anos morreu o desenhista de histórias em quadrinhos Hergé. Ele ficou famoso pela série de ficção de banda desenhada conhecida como As Aventuras de Tintim (Les aventures de Tintin, no original). Quando pequeno, costumava assistir aos desenhos da série que, além de ter vozes engraçadas na dublagem do francês, era muito sagaz na sua trama. Os mistérios que o "detetive" Tintim desvendava fazia a criançada utilizar a lógica. Ahhh, velhos tempos de desenhos criativos, que nos faziam pensar e não simplesmente sentar à frente da TV. Hoje em dia só existem desenhos de lutas e monstros (vide Digimon, Pokemon, Naruto etc). As crianças, parece-me, estão usufruindo pouco da capacidade mental que têm, pois no mundo tecnológico de hoje uma criança de 10 anos está dando dicas para o avô: "É control alt del, vô".


Não podia deixar passar o dia também sem dizer que hoje, 3 de março, faz cinco anos da morte da cantora Celly Campelo. Muitos de nome não conhecem, mas quem nunca cantou "Oh, cupido pra longe de mim"? Aí está uma das precursoras do rock no Brasil.






Debate: Guerra na América Latina?

O tio Chávez disse, em seu discurso, que não queria guerra. Deplorável o ataque à fronteira equatoriana, realizado pela Colômbia. E o Brasil ainda ajudou: foram do país os caças imbuídos da missão de bombardeio. E o que adiantou? Nada, apenas mataram o nº 2 das Farc. E assim o terrorismo praticado pelo grupo terminou? Não. Diria que tempos difíceis estão por vir na América Latina. A cúpula de Chávez, formada por Bolívia, Equador e agregados, se torna cada vez impaciente com o monópolio dos países "ricos" da América Latina. Por sua vez, o Brasil chuta o balde, ajudando em questões que não fazem parte de sua pauta. Dois blocos distintos, querendo coisas distintas. Acho que já vi esse episódio em meados de 40 não? Vamos torcer pelo melhor.

12 ANOS SEM MAMONAS

Parece que foi ontem, mas não. Parece que foi ontem que tinha 9 anos e cantava "Pelados em Santos", "Vira-vira" e por aí vai. Parece que foi ontem. Assisti a um video feito dois dias depois da morte dos Mamonas. Confesso que voltei no tempo. Me senti outra vez criança, outra vez feliz e sem preocupações. Eles não só me fizeram sorrir, como também a uma legião de fãs. E tudo com um só disco. Imagina que infância maravilhosa, indo a festinhas (reuniões dançantes) e gargalhando e dançando loucamente ao som de Mamonas? Pois é. Comentaríamos em rodinhas: "Comprei o novo cd do Mamonas Assassinas". Dia 2 de março, eu chorei. Bem como milhões de brasileiros. Chorei e depois concluí: Nunca existiria uma banda com um som tão puro que me fizesse feliz apenas com uma música.

Uma singela homenagem:

A volta dos que não foram: LOST

Trocadilho infame, mas prometo um post bacaninha. São quatro episódios até agora passados nos EUA. Estou falando da volta do seriado LOST, em sua quarta temporada, na televisão americana. Por aqui, na terrinha brazuca, começa a terceira temporada. Não vou ficar soltando spoilers, muito menos comentar da terceira temporada (sendo que estou vendo a quarta). É o seguinte: LOST, desde o episódio 13 capturou minha atenção novamente. Mas como assim?, dirão alguns. A terceira tempora foi fraca, muito fraca. Mas a partir do tal episódio, o ponto de virada deu uma sacudida nos fãs. E então, viramos lostmaníacos again. Vale a pena mesmo voltar a assistir. E quem não é fã, aconselho a olhar, pois LOST está com uma mistura interessante de assuntos, e os explica muito bem (um exemplo é a questão eletromagnética). Tenho a dizer que, nesta quarta temporada, há mais uma reviravolta. A única coisa que posso dizer é que, ao meu entendimento, a trama passou a ter três coisas básicas: flashbacks, a ilha e os flashforwards. Velho dilema entre passado, presente e futuro. Só que agora a trama vigente, a principal, é constituída de flashforwards. Então temos de novo o presente e o passado, com um passado imperfeito (desculpem a brincadeira, hehe) que seriam os flashbakcs. Ficaram confusos? Eu também. Demorei um pouco a entender. Sei que, LOST está sendo uma inovação em técnica narrativa seriadística, na minha mera opinião. Surgem mais perguntas acerca dos perdidos e da ilha, e respostas não são dadas (algumas são respondidas, mas então aparecem mais e mais perguntas). Digo que estou roendo as unhas (as que me restam!) a cada novo episódio da quarta temporada.