Busca

Pesquisa personalizada

Projeções...

Para alegria de uns, tristeza de outros e alívio de um punhado, chega ao fim nesta quarta a primeira fase do Gauchão 2008.

É difícil deixar de concordar com o favoritismo da dupla Gre-Nal para a decisão. Tanto o Grêmio, que já fez 33 pontos no Grupo 1, quanto o Internacional, que marcou 29 pontos até o momento, sobram tecnicamente no torneio. Porém, boas surpresas podem pintar nesta reta final, como o novo Caxias, comandado por GIlson Kleina e que têm no atacante Kempes e no meia Léo Mineiro seus principais destaques, e o ressurgente Inter de Santa Maria, que traz como principais destaques o habilidoso meia Chiquinho e o matador Alê Menezes.

NÚMEROS

O triste desta primeira fase é o fraquíssimo desempenho dos dois times já rebaixados por antecipação à Segundona de 2009: Guarany de Bagé e 15 de Novembro. O time de Campo Bom, após três vice-campeonatos nesta década - 2002, 2003 e 2005 -, somou até agora apenas 4 pontos, sendo derrotado por 11 vezes em 13 jogos no grupo 1. Já o Guarany é dono do pior desempenho no geral, com 12 derrotas - venceu apenas o Juventude por 1x0 em Bagé -, campanha que rebaixou o único time que, além da dupla Gre-Nal, tem mais de um título estadual.

Destacam-se como principais marcadores do certame o centroavante Mendes, que veio do futebol da Venezuela para ajudar o Juventude com 8 gols, e o meia-atacante do São Luiz Ronaldo Capixaba, que só no jogo do último domingo, contra o Guarany, marcou 3 vezes e também soma 8 tentos no geral. No total, as redes balançaram por 304 vezes em 104 partidas, dando uma média de 2,92 gols por jogo, altíssima se compararmos com outras edições do campeonato estadual.

Foram três gols contra na competição: dois a favor do Caxias - Simônio, do Santa Cruz, na 1ª rodada e Vágner, do Grêmio, na 4ª rodada - e um a favor do Sapucaiense - Renato Tilão, do Santa Cruz, na 9ª rodada.

O Gauchão 2008 tem 3065 pessoas em média por partida, levando em conta somente os que pagaram ingresso. A melhor média é do Inter, com 17883 pessoas por jogo. O maior público também é vermelho e branco: 28248 pessoas pagaram ingresso para ver Inter 2x0 Brasil-PEL no sábado dia das mulheres. Mais de 46 mil pessoas, entre pagantes e não-pagantes estavam no Gigante da Beira-Rio nesta partida.

PRÓXIMA FASE

Quatro times já estão garantidos nas quartas-de-finais do Estadual 2008: Grêmio e Caxias, no grupo 1, Inter e Inter-SM, no grupo 2. Em cada grupo são três times lutando por duas vagas.

GRUPO 1 - A Ulbra tem 21 pontos (3º lugar), enquanto o Esportivo tem 20 (4º lugar) e o Sapucaiense soma 19 (5º lugar). Ulbra e Sapucaiense se enfrentam em São Leopoldo, no Estádio Cristo Rei, enquanto o Esportivo pega o eliminado Novo Hamburgo em Bento Gonçalves. Quem vencer entre Ulbra e Sapucaiense leva a vaga. O empate classifica a equipe da Canoas. Na serra, o Esportivo precisa de uma simples vitória para garantir sua vaguinha. Caso a Ulbra vença, o Esportivo já estará classificado mesmo se perder para o Nóia.

GRUPO 2 - Juventude com 20 pontos (3º lugar), São Luiz e São José com 19 (4º e 5º lugares respectivamente) são os candidatos. o Juventude enfrenta o São José em Caxias, no Estádio Centenário - o Alfredo Jaconi estará em obras até o início do Brasileirão 2008, em maio - precisando de um empate. O Zequinha precisa vencer para passar a próxima fase. O São Luiz enfrenta o Brasil em Pelotas precisando vencer para garantir a classificação.

Sabe-se que o predomínio da dupla da Capital é imenso diante do futebol do Interior. Mas as surpresas deste ano vem bem preparadas para aprontar no mata-mata do Gauchão...

0 respostas: