Busca

Pesquisa personalizada

Direto do túnel do tempo

Há 30 anos, o maior artilheiro do Grêmio em clássicos Gre-Nal, Alcindo (Foto ao lado - Reprodução: ClicRBS) - autor de 13 tentos -, encerrava a sua grande carreira. Em jogo contra uma equipe da Associação dos Profissionais, Alcindo marcou, de pênalti, seu último gol com a camisa tricolor que o consagrou.

O detalhe do feito é que Alcindo sofreu o pênalti de Luiz Felipe Scolari, atual técnico da seleção de Portugal e que também fez história dirigindo o Imortal. O jogo terminou com o placar de 6x1 para o Grêmio e Alcindo é até hoje o maior artilheiro em números do tricolor gaúcho, com 363 gols.

Alcindo começou nas categorias de base do Inter, em 1958, e jogou também no Santos, Jalisco e América do México, além da Francana, onde encerrou sua carreira em 1979.

Entrevistei o Alcindo para uma matéria sobre os maiores artilheiros dos principais clubes do Brasil. A sonora, feita dentro do museu do Grêmio, traz um Alcindo emocionado. Em fase de recuperação de uma cirurgia nos olhos, ele usou óculos escuros durante os 15 minutos de reportagem. Lembrou com carinho dos gols em cima do Inter, da importância de ser um exemplo para seus filhos, que ainda ficam surpresos com o assédio e as histórias do pai goleador e vencedor dos Gauchões de 1964/65/66/67/68 e 1977.

Um dos nomes que marcarão o futebol do RS para toda a história. Esse é Alcindo Martha de Freitas, nascido no dia 31 de março de 1945, em Sapucaia do Sul. Uma lenda do ludopédio...

0 respostas: