Busca

Pesquisa personalizada

Dúvidas de fotografia



Crédito da foto: Daniel Marenco, do jornal Zero Hora



Certamente muitos do que lêem este texto já viram anteriormente esta foto. Capa do jornal Zero Hora do dia 6 de setembro deste ano, conhecido também como na quinta-feira passada, a foto do repórter fotográfico Daniel Marenco mostra o retrato da luta entre policiais e bandidos por todo o País.

Resumo do ocorrido: Três assaltantes roubaram uma imobiliária e, após fugirem com o produto da abordagem, foram perseguidos pela Brigada Militar até baterem o carro. De acordo com testemunhas, os três saíram do veículo disparando. Entretanto, a polícia reagiu, matando um deles, baleando um outro na cabeça e capturando um terceiro que tentava entrar numa garagem. Isso tudo em uma das avenidas mais movimentadas da capital gaúcha, a Osvaldo Aranha, perto do centro de Porto Alegre.

Já escutei opiniões deveras divergentes sobre o colocar ou não dessa foto tão forte na capa de um jornal de grande circulação. Imagino o quanto isso não deve ter sido discutido na redação antes do jornal do dia rodar.

Aqui fica a pergunta: Você arriscaria colocar uma foto como essa na chamada principal do seu jornal?
E não se esqueçam, toda segunda feira, das oito horas até nove horas da noite, Programa Bugado no site: www.pucrs.br/radiofam

3 respostas:

Carolzinha. disse...

não deveriam ter posto essa foto


...deveriam ter posto a foto do que levou o tiro na cabeça.
Eu achei uma ótima oportunidade de algumas pessoas cairem na real...chega de lances de futebol nas capas de jornais...caralho.

hehehe, pronto, desabafei.

bjos

ps: amei o layout.
quem fez?

Anônimo disse...

a principessa disse quase tudo...

os meios de comunicação podem ser usados no combate da criminalidade, mas não é o que acontece sempre.. ver essa foto onde mais um bandido se f.., ver uma foto de um politico ladrao sendo preso, de uma empresa sendo denunciada é mais util do que colocarem uma bunda masculina ou feminina na capa, ou uma baita foto do time que ganhou no domingo...

Thiago zucchi.

fotojornalista | Porto Alegre | RS disse...

Olá moçada. Me indicaram o endereço de vocês onde comentavam uma foto que fiz. Vim dar uma olhada e gostei da discussão. Legal o questionamento sobre a publicação ou não da imagem que choca e seria estranho se eu falasse que sou contra imagens impactantes. Acredito que deva se ter cuidado com o limite do que é útil ser visto e o que é puro sensacionalismo.
Quanto a foto que fiz, adorei vê-la publicada no outro dia, pois acreditava que essa imagem devia ser vista. Mas lembro que houve discussão quando a foto chegou na redação, lembro também de ter ido embora sem saber o que tinham decidido. Esse questionamento que vocês propuseram também ocorreu entre os editores.
Bom, era isso, abs para vocês e quando quiserem olhem um blog que teimo em deixar no ar, o endereço é: "http;//provacontato.blogspot.com/".

Arquivo