Como dito antes, traçarei neste espaço durante a semana uma retrô do Brasileirão através do números. Agora, a análise é da cdlassificação do 1º Turno.
_________________________
2º - CLASSIFICAÇÃO 1º TURNO
O primeiro turno foi azul, preto e branco. O Grêmio dominou amplamente o Brasileirão nas primeiras 19 rodadas, fazendo o turno com melhor aproveitamento na história dos pontos corridos: ganhou 71,9 % dos pontos em disputa (41 em 57). Time que mais venceu (12 vezes) e que menos perdeu (apenas 2 derrotas, para Vasco e Botafogo, ambos jogos no RJ), o Tricolor dos Pampas abriu 5 pontos de vantagem para o Cruzeiro, à época na segunda colocação. Os mineiros faziam uma boa campanha, ofuscada porém pelo desempenho quase perfeit0 do time de Celso Roth, que conseguia repetir a escalação rodada após rodada e mantinha a liderança desde a goleada de 7x1 contra o Figueirense, em Santa Catarina, 14º jogo do Grêmio na competição. O Palmeiras vinha em 3º lugar, seguido pelo São Paulo, 7 pontos atrás do líder Grêmio. Duas surpresas ocupavam a 5ª e 6ª posições: Vitória e Coritiba, respectivamente. O Flamengo, que postulou o título no segundo turno, era apenas o sétimo colocado, com 31 pontos, empatado com o rival carioca Botafogo. Sport, com 27, e Inter, com 26 pontos, completavam os 10 primeiros da tabela. O Figueirense, rebaixado ao final do torneio, ocupava o 11º lugar, com 25 pontos. Se repetisse a campanha do 1º Turno, os catarinenses livrariam-se da Segundona com facilidade. O Atlético/MG era o 12º e o Goiás ocupava o 13º lugar, após iniciar muito mal a competição apresentava claros sinais de recuperação. Portuguesa com 22, Náutico, com 21, e Atlético/PR com 20 pontos, beiravam a zona de rebaixamento. Na Zona da Degola, três campeões brasileiros e um virtual rebaixado antes do torneio começar: o Vasco tinha 19 pontos, o Santos tinha 17, e o Fluminense dividia a lanterna com o Ipatinga, somando apenas 16 pontos.
Os números da ponta de cima da tabela comprovam que 4 times foram regularmente os melhores durante todo o torneio: Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e São Paulo ocupavam os 4 primeiros lugares ao final do primeiro turno e terminaram na mesma zona da Libertadores ao final do Brasileirão. Se o Grêmio foi o mais vitorioso, com 12 triunfos, os três últimos (Santos, Fluminense e Ipatinga) tiveram apenas 4 vitórias.
O Figueirense mantinha-se no meio da tabela graças ao alto número de empates. Os catarinenses empataram 7 vezes nos primeiros 19 jogos. O Vitória, 5º colocado, ganhou muito, mas perdeu muito também. Teve 10 vitórias e 7 derrotas, tornando-se assim o time com o menor número de empates do 1º Turno: apenas dois, contra Sport e Coritiba, ambos em 0x0.
Nas derrotas, o Grêmio foi absoluto: perdeu apenas duas vezes, contra 4 do São Paulo. Fluminense e Ipatinga perderam 11 em 19, segurando firme a ponta de baixo da classificação. O melhor ataque era do líder, com 35 gols a favor, assim como a melhor defesa, que havia sido vazada apenas 12 vezes. O Atlético Paranaense tinha o pior desempenho ofensivo, com 17 gols pró, enquanto o outro Atlético, de Minas Gerais, ostentava o título de pior defesa, sofrendo 37 gols em 19 jogos.
Dois dos quatro rebaixado ao final do certame já ocupavam a zona de rebaixamento no final do turno inicial: Vasco e Ipatinga. O Fluminense recuperou-se após duas trocas de técnico: Renato Gaúcho por Cuca e depois Cuca por Renê Simões. O Santos, após demitir o mesmo Cuca, efetivou o interino Márcio Fernandes e salvou-se da degola.
Aliás, o desempenho negativo de dois técnicos chamou muita atenção nesse Brasileirão. Cuca afundou os dois times que treinou no campeonato (Fluminense e Santos), assim como Renato Gaúcho, depois de quase levantar a Taça Libertadores com o Fluminense, afundou a equipe rumo a 2ª divisão e foi demitido, para depois ser contratado pelo Vasco e terminar o serviço, levando o Gigante da Colina para a Série B pela primeira vez na história - agora, Flamengo, Cruzeiro e Internacional são os únicos clubes brasileiros a disputar todas as edições da primeira divisão nacional.
Busca
Pesquisa personalizada
Tópico nº 2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
Etiquetas
- Barcelona (2)
- BBB (3)
- Brasileirão (26)
- Brasileirão Série B (2)
- brinquedos (3)
- Caxias (1)
- Celebridades (2)
- Chelsea (1)
- Cinema (3)
- comportamento (6)
- Contato (2)
- Copa do Brasil (10)
- Copa do Mundo (9)
- Corinthians (3)
- Cruzeiro (2)
- customização (1)
- Desafio (2)
- Design (2)
- Design de Capas (2)
- download (1)
- Eliminatórias (6)
- Entrevista (1)
- Esportes (175)
- Ficção Científica (1)
- Flamengo (1)
- Fórmula 1 (1)
- Fotografia (3)
- Futebol Americano (1)
- Futebol Feminino (1)
- Futsal (1)
- Gauchão (4)
- Goiás (1)
- Grêmio (32)
- humanidade (2)
- Humor (11)
- Imagens (5)
- Inter (46)
- Isabella (1)
- Jornalismo (19)
- Libertadores (18)
- Liga dos Campeões (1)
- Música (2)
- Náutico (2)
- no mídia (1)
- Notícias Bizarras (5)
- O Apendiz (1)
- Opinião (60)
- Pais (1)
- Palmeiras (2)
- Perfil (5)
- Pérolas (3)
- Política (2)
- Preconceito (1)
- Publicidade (12)
- Quadrinhos (1)
- Rádio (1)
- Rankings (7)
- Real Madrid (1)
- Reflexão (9)
- Ronaldo (1)
- Santos (2)
- São Paulo (1)
- Seleção Brasileira (16)
- Sport (1)
- Televisão (9)
- TV Digital (1)
- Videogame (2)
- Violência (1)
Arquivo
-
▼
2008
(106)
-
▼
dezembro
(18)
- Antecipando
- Natal é dia de...
- No soar do gongo
- GRÊMIO EM 2008
- Visitas nem tão indigestas
- Ranking de aproveitamento
- A força do PPV
- Os mandantes que mandam
- É sempre a mesma coisa...
- Atualizando...
- 2º Turno e a virada do campeão
- Ronaldo no Corinthians
- Mais um ranking!
- Tópico nº 2
- Números e mais números
- Forte, aguerrido e bravo
- Importância da preparação física
- Ganhar é uma m****
-
▼
dezembro
(18)
0 respostas:
Postar um comentário