Na última - e atrasada... :( - parte da retrô numérica do Brasileirão 08', vamos saber como foi o desempenho dos clubes da Série A fora de seus domínios. Os números dos visitantes, dizem os ditos e os entendidos, são os que definem o campeão, já que a obrigação dos melhores é fazer pontos seja dentro ou fora de seus domínios. Em 2008, a tese confirmou-se...
____________________
5º - CLASSIFICAÇÃO DOS VISITANTES
O melhor time nos pontos corridos, falando historicamente, foi também o melhor fora de casa na edição 08'. O São Paulo de Muricy somou 29 pontos em 19 jogos longe de seus domínios, aproveitamento de absurdos 50,8%. O Flamengo, vice-líder, ficou com 27 pontos, enquanto o Grêmio somou 26 pontos fora do Estádio Olímpico. O Botafogo vem em quarto, com quatro pontos a menos que o Tricolor Gaúcho. O Palmeiras somou 21 pontos, enquanto o outro classificado à Libertadores, o Cruzeiro, foi o 6º melhor fora de casa, com 20 pontos na conta. O Fluminense foi o sétimo com 18 pontos, mesmo número do Figueirense, que acabou por ser rebaixado - certamente não pela sua camapanha fora de casa e sim pelo desempenho pífio no Orlando Scarpelli. Coritiba (17) e Goiás (16) completam os 10 primeiros. Outro time rebaixado aparece relativamente bem na classificação de visitantes: O Vasco terminou como o 11º melhor time fora de casa, com 15 pontos em 19 jogos sem o mando de campo. O Vitória somou 14 pontos enquanto Sport e Atlético/MG fizeram 13 pontos apenas. Náutico e Santos, como na tabela geral, rondaram a zona de rebaixamento no quesito pontos como visitantes: apenas 12 para cada agremiação. O Inter (:O) abre a zona da degola com 11 pontos em 19 jogos, campanha patética para quem conseguiu acabar em 6º lugar o campeonato. O Atlético/PR foi o antepenúltimo com 9 pontos, enquanto a Portuguesa somou 6 e o Ipatinga apenas 5 pontos durante o certame.
Os três primeiros neste quesito (São Paulo, Grêmio e Flamengo) foram os que tiveram maior número de vitórias: 7 vezes. Já o Ipatinga, não venceu nenhum dos seus 19 jogos fora do Ipatingão. A Lusa venceu apenas uma vez fora de casa, contra o Botafogo no Engenhão.
Nos números de empates, o líder foi o líder (perdão pela redundância proposital) São Paulo. Foram 8 em 19 partidas. Só o Goiás chegou próximo a esta marca: empatou 7 vezes fora do Centro-Oeste. Vitória e Cruzeiro, com 2 empates, foram os que menos empataram longe de casa.
Com acachapantes 15 derrotas, a Portuguesa foi o maior destaque no quesito sair de campo sem pontuar. CAP e Ipatinga perderam 14 vezes nessa tabela e comprovam o porquê dos péssimos desempenhos nesta temporada. Com apenas quatro derrotas, o líder é sempre o mesmo: o São Paulo.
O melhor ataque foi o do Grêmio, que marcou 30 vezes. Desses 30 tentos, 23,3% foram feitos apenas na vitória diante do Figueirense, em Florianópolis, por 1x7. O último colocado Ipatinga também levou o prêmio de pior ataque fora de casa: marcou apenas 9 vezes em 19 jogos.
Nos números defensivos, o destaque é de Rubro-Negros cariocas e Tricolores paulistas. Flamengo e São Paulo tomaram 24 gols cada e foram as melhores defesas fora de seus domínios no Brasileirão 08'. o Grêmio, com 25 gols sofridos, ficou com a terceira colocação. O pior desempenho defensivo foi da Portuguesa que tomou 47 gols em 19 jogos: média de 2,47 gols a cada jogo.
_______________________
Cada uma das 5 classificações diferentes exemplificou a superioridade de São Paulo e Grêmio no Campeonato Nacional. Da mesma forma, o fraco desempenho dos rebaixados foi claro, principalmente nos jogos em casa e nos números de gols tomados, indícios de fracas defesas que, aliadas ao nervosismo e a pressão de jogar em casa e obter o resultado positivo, sucumbem diante de times menos pressionados.
Ano qe vem tem mais Brasileirão, mas o futebol não pára... Nessa semana ainda tem as finais do Brasileirão Sub-20 e do Mundial de Clubes. E daqui a 4 semanas, voltam os estaduais, Copa Libertadores e Copa do Brasil...
Como dizem os "loucos" pelo Corinthians: Não pára, não pára, não pára...
Busca
Pesquisa personalizada
Visitas nem tão indigestas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem sou eu
Etiquetas
- Barcelona (2)
- BBB (3)
- Brasileirão (26)
- Brasileirão Série B (2)
- brinquedos (3)
- Caxias (1)
- Celebridades (2)
- Chelsea (1)
- Cinema (3)
- comportamento (6)
- Contato (2)
- Copa do Brasil (10)
- Copa do Mundo (9)
- Corinthians (3)
- Cruzeiro (2)
- customização (1)
- Desafio (2)
- Design (2)
- Design de Capas (2)
- download (1)
- Eliminatórias (6)
- Entrevista (1)
- Esportes (175)
- Ficção Científica (1)
- Flamengo (1)
- Fórmula 1 (1)
- Fotografia (3)
- Futebol Americano (1)
- Futebol Feminino (1)
- Futsal (1)
- Gauchão (4)
- Goiás (1)
- Grêmio (32)
- humanidade (2)
- Humor (11)
- Imagens (5)
- Inter (46)
- Isabella (1)
- Jornalismo (19)
- Libertadores (18)
- Liga dos Campeões (1)
- Música (2)
- Náutico (2)
- no mídia (1)
- Notícias Bizarras (5)
- O Apendiz (1)
- Opinião (60)
- Pais (1)
- Palmeiras (2)
- Perfil (5)
- Pérolas (3)
- Política (2)
- Preconceito (1)
- Publicidade (12)
- Quadrinhos (1)
- Rádio (1)
- Rankings (7)
- Real Madrid (1)
- Reflexão (9)
- Ronaldo (1)
- Santos (2)
- São Paulo (1)
- Seleção Brasileira (16)
- Sport (1)
- Televisão (9)
- TV Digital (1)
- Videogame (2)
- Violência (1)
Arquivo
-
▼
2008
(106)
-
▼
dezembro
(18)
- Antecipando
- Natal é dia de...
- No soar do gongo
- GRÊMIO EM 2008
- Visitas nem tão indigestas
- Ranking de aproveitamento
- A força do PPV
- Os mandantes que mandam
- É sempre a mesma coisa...
- Atualizando...
- 2º Turno e a virada do campeão
- Ronaldo no Corinthians
- Mais um ranking!
- Tópico nº 2
- Números e mais números
- Forte, aguerrido e bravo
- Importância da preparação física
- Ganhar é uma m****
-
▼
dezembro
(18)
0 respostas:
Postar um comentário