Busca

Pesquisa personalizada

Grêmio 3x0 Boyacá Chicó

Souza, duas vezes, e Léo, fizeram os gols do melhor time das Américas.

Sim. Ou não. Depende muito da ótica. Mas não deixa de ser.

O Grêmio, de Roth e de Rospide, venceu 5 em 6 jogos. No único que empatou, perdeu algo em torno de 4569579052 milhões de gols, na estreia diante dos chilenos do Universidad.

Ontem, foram dois os Grêmio's do jogo.

No primeiro tempo, uma superioridade absurda, amplo domínio territorial, tático, técnico, físico e psicológico.

O Boyacá, com a pressão de ser o único time colombiano ainda com chances de passar à segunda fase da TLA 09', não sabia como postar-se em campo. "Defendemos a meta com os 11 ou partimos para o ataque com tudo?". Na dúvida, os comandados de Alberto Gamero nada fizeram.

Souza, aos 12, abriu o marcador em um lance de sorte. O meia recebeu de Adílson na esquerda, avançou até a quina da grande área e, de três dedos, mandou para o gol, encobrindo o goleiro Velásquez. Pra mim, foi sem querer. A intenção de cruzar para Jonas, que fechava pelo centro d'área é clara na minha ótica. Mas o próprio Souza admitiu que viu o goleiro adiantado e arriscou fazer o que acabou fazendo.

Quatro minutos depois, o mesmo Souza recebeu um belo lançamento de cobertura de Jonas e emendou de primeira, ampliando o placar. Aos 30, falta da direita, Réver escorou para o meio e Léo empurrou para o gol: 3-0.

Na segunda etapa, o Grêmio do primeiro tempo ficou no vestiário, poupando-se claramente para as oitavas-de-final.

Antes dos 10 minutos, o Boyacá teve um pênalti a seu favor. Na cobrança, Caneo converteu facilmente, mas o juiz uruguaio Jorge Larrionda, um dos melhores árbitros da América do Sul, mandou repetir a cobrança devido a invasão da grande área por diversos jogadores. Corretíssimo. Na segunda cobrança, Caneo manteve o canto e Victor, mudando de lado, defendeu, adiantando-se na hora da batida. Larrionda mandou seguir e o Boyacá teve que contentar-se com o escanteio. Erradíssimo.

É clara a falta de critério para anulação ou não de cobranças de pênalti. Ou se anula todos os lances e espera o goleiro realmente não se adiantar e ninguém invadir a área para validar o lance, ou se regulariza algum benefício em prol de quem fez o pênalti, como uma sub-linha, 50cm ou 1m da linha do gol, onde o goleiro teria livre ação durante a cobrança dos tiros livres da marca penal.

CLASSIFICAÇÃO: O Grêmio, no grupo mais fácil da TLA 09', garantiu o primeiro lugar com 16 pontos. E ainda tornou-se a melhor campanha na fase de grupos, o que garante ao tricolor a vantagem de decidir todos os confrontos de mata-mata no estádio Olímpico.

NÚMEROS: O que fica mesmo de comprovação da qualidade desse time são so números. Além da melhor campanha, o Grêmio tem, até agora, o melhor ataque e a melhor defesa da competição (respectivamente, 11 e 01 gols).

O OUTRO: Até os 35 da etapa final, o outro clube a passar de fase neste grupo 7 era o próprio Boyacá Chicó. Mas o Universidad de Chile, jogando na Bolívia, fez ao final do segundo tempo o gol de sua classificação diante do pior time da edição 2009 da Libertadores: o Aurora. Os chilenos terminaram com 10 pontos, contra 9 dos colombianos.

PRÓXIMO ADVERSÁRIO: O Grêmio deve pegar o Defensor, do Uruguai - que fora adversário também em 2007, última participação do tricolor na Libertadores, só que nas quartas de final (0-2 no Uruguai e 2-0 no Brasil, com vitória nos pênaltis). Existe ainda a possibilidade de jogar diante do San Luís, do México, que garantiu vaga ontem ao ganhar do Libertad, no Paraguai, fazendo o gol salvador aos 45 do segundo tempo. Só quinta teremos a definição.

E fica a pergunta, feita já em outras oportunidades: O Grêmio vai sair campeão?

-x- Bruno.

0 respostas: