Busca

Pesquisa personalizada

Números pós-estaduais - Série B

Ontem, a Série A. Hoje, a Série B.

A pretensão dessas estatísticas é apontar alguns possíveis candidatos a destaques (negativos ou positivos) do Campeonato Nacional que vem por aí. Na segundona, os números mostrarão que a superioridade desses times não foi tão evidente assim.

MAIS JOGOS: O Fortaleza, com 31 jogos, foi o que mais entrou em campo. Foram 26 jogos no campeonato cearense, onde sagrou-se campeão, e mais 5 partidas pela Copa do Brasil, onde decide vaga para as oitavas-de-final nesta quarta contra o Flamengo.

MENOS JOGOS: Com apenas 15 jogos, o Duque de Caxias foi o que menos jogou. O time fluminense só entrou em campo para jogar o campeonato carioca e não passou às semifinais em nenhum dos dois turnos.

MAIS VITÓRIAS: Bahia e Brasiliense, com 17 triunfos, foram os que saíram de campo em 2009 com mais vitórias entre os 20 participantes da Série B. A diferença é o número de jogos: 26 do Brasiliense e 30 do Bahia. Os baianos venceram 16 vezes no estadual e uma na Copa do Brasil, enquanto o time do Distrito Federal venceu 15 vezes no estadual e duas na Copa do Brasil.

MAIS EMPATES: Em 28 jogos, a Ponte Preta foi a equipe da Segunda Divisão nacional que mais empatou em 2009: 11 vezes. Foram 8 empates no Paulistão, sendo 6 na fase de classificação, um na semifinal e outro na final do Torneio do Interior - onde sagrou-se campeã -, além de 3 empates na Copa do Brasil, dois contra o Figueirense e um contra o Americano.

MENOS EMPATES: Vasco da Gama e Atlético Goianiense foram os que menos empataram: apenas 3 vezes. Os cariocas jogaram 19 vezes, enquanto os goianos atuaram duas vezes a mais. O Vasco empatou duas vezes na Taça Guanabara e o último jogo na Copa do Brasil, em casa contra o Icasa. Já o Atlético empatou as três vezes na fase de classificação do Campeonato Goiano.

MAIS DERROTAS: O Guarani foi o que mais perdeu entre os 20 da 2ª divisão: 13 jogos. Foram duas derrotas para o Inter na Copa do Brasil e 11 resultados negativos no campeonato estadual, o que acarretou no rebaixamento do Bugre para a Série A2 do Paulistão. O agravante é que o Guarani jogou apenas 22 vezes no ano, o que dá um percentual de 59% de derrotas na temporada.

MENOS DERROTAS: O Vasco foi o que menos perdeu: duas vezes em 19 jogos. O Americano, na estreia da temporada, em São Januário, e o Botafogo, na semifinal da Taça Rio, foram os adversários que bateram o time da Cruz de Malta na temporada.

MELHOR ATAQUE: O Bahia marcou 63 vezes em 2009, dois a mais que o Fortaleza. Foram 53 gols no Campeonato Baiano e 10 na Copa do Brasil, onde já foi eliminado. A média baiana é de 2.1 gols por jogo na temporada.

PIOR ATAQUE: O que mais perdeu e que menos venceu também tem o pior ataque. O Gurani fez 15 gols em 2009, 0.68 por jogo em média. Foram 4 gols a menos que o segundo pior, o Duque de Caxias, só que tendo feito 7 jogos a mais.

MELHOR DEFESA: Mais um quesito onde o destaque é o Vasco. Foram apenas 15 gols sofridos nos 19 jogos de 2009, uma média de 0.78 gols sofridos por partida. Portuguesa e Brasiliense, com 19 gols sofridos, são os times que mais se aproximam do Vasco neste quesito.

PIOR DEFESA: A pior defesa é do Paraná, que em 25 jogos já sofreu 39 gols, uma média de 1.56 gols contra por jogo. Não é a toa que o Paraná troou novamente de técnico: Velloso deu lugar a Zetti hoje, terceiro técnico da temporada.

MELHOR SALDO: Bahia e Brasiliense tem o saldo mais positivo: +32. Motivos diferentes: O Bahia tem o melhor ataque entre os 20 clubes até agora, enquanto o Brasiliense tem a segunda melhor defesa, com 19 gols sofridos. Motivos iguais: Os dois foram os que mais venceram: 17 vezes.

PIOR SALDO: Dois times tem saldo 00 - Vila Nova e Figueirense -, mas são 4 os clubes que tomaram mais gols do que fizeram. Porém, Paraná (-3), São Caetano (-6) e Duque de Caxias (-13) não foram páreo para o Guarani: -19. A desgraça bugrina é muito em função do fraco desempenho ofensivo, mas a defesa, com 34 gols sofridos, também "ajudou" nessa derrocada.

ARTILHEIROS: O líder da artilharia da Série B é Marcelo Nicácio, avante do Fortaleza, que marcou 17 vezes em 2009. na cola dele está Lúcio, do América de Natal, com 16 gols. Reinaldo Alagoano, do bahia, é o terceiro com seus 12 gols. Edno (Portuguesa) e Danilo Neco (Ponte Preta) marcaram 11 vezes, enquanto Amilton (Ipatinga) e Beto (Bahia) foram às redes 10 vezes.

-x- Bruno.

0 respostas: