Busca

Pesquisa personalizada

Copa das Confederações

Domingo temos a abertura da Copa do Mundo na África do Sul.

Não, não estou enganado e nem estou aumentando o nível de importância da Copa das Confederações.

Mas o fato é que, pela primeira vez, alguns dos países que disputarão a Copa do Mundo conhecerão as instalações que poderão ocupar durante a Copa de 2010.

A Copa das Confederações foi fixada no calendário um ano antes da Copa do Mundo justamente para isso: proporcionar aos possíveis participantes do Mundial um maior conhecimento do terreno que os espera, além de mostrar para as autoridades a que ponto estão as melhorias nas sedes do próximo mundial.

Este ano, são 3 estreantes: A fortíssima seleção Espanhola, atual campeã européia, a Itália, campeão da Copa 2006, e o Iraque, que foi o último campeão asiático, mas nem chegou entre os 10 que disputam 4,5 vagas pela Confederação Asiática.

O Grupo A é teoricamente mais fraco, já que a Espanha terá como adversários a Nova Zelândia, de altíssima tradição do futebol [/ironia], o Iraque (idem) e os donos da casa, a África do Sul, que sob a batuta de Joel Santana (sim, o próprio), não tem uma geração com grandes nomes, como em 1998 na Copa da França, por exemplo, onde Benny McCarty e Steve Piennar atravessavam grande fase.

No Grupo B, Brasil e Itália devem passar de fase, mas os EUA podem incomodar bastante. Olho também na forte seleção do Egito, que tem muita tradição na África, mas costuma decepcionar quando enfrenta times de renome mundial.

Assistiremos, comentaremos mas não nos exaltaremos, a fim de não repetir o que aconteceu na última Copa das Confederações, quando o Brasil encantou o mundo e subiu no salto para a Copa seguinte...

-x- Bruno

0 respostas: