Busca

Pesquisa personalizada

Decisões de quarta e quinta

Hoje tem início a disputa pela vaga brasileira na final da Taça Libertadores da América. O Brasil, que desde 2005 tem pelo menos um time entre os finalistas, colocará Grêmio ou Cruzeiro em condições de ganhar o caneco, ambos pela terceira vez.

Em uma única edição de TLA esses times se enfrentaram: em 1997, foram 4 duelos. Os dois primeiros foram na primeira fase, com vitórias dos visitantes (Grêmio 2-1 no Mineirão e Cruzeiro 1-0 no Olímpico).

Nas quartas-de-final, o enfrentamento voltou a acontecer. No Mineirão, o Cruzeiro fez 2-0 (inclusive com gol de Alex Mineiro, hoje no Grêmio). No Olímpico, o Grêmio precisava reverter a vantagem, mas conseguiu apenas o 2-1 a seu favor, sendo eliminado no saldo de gols.

Hoje, duas curiosidades envolvem o enfrentamento desses clubes em relação ao mesmo confronto de 1997. O técnico cruzeirense há 12 anos era Paulo Autuori, hoje comandante gremista. O técnico do atual Cruzeiro é Adílson Baptista, zagueiro e capitão gremista na última conquista do tricolor gaúcho na TLA, em 1995, e que saiu do clube gaúcho na temporada de 97, antes dos enfrentamentos diante da Raposa.

O importante pro Cruzeiro nesse primeiro jogo é ganhar sem tomar gol. O Grêmio tem como objetivo não perder e, se possível, balançar as redes de Fábio. Aposto friamente num empate, mas pressinto uma vitória magra do time da casa.
___________________________________

Na quinta, o Inter começa a decidir a Recopa Sul-Americana contra a LDU, do Equador.

O Inter ainda não está tão forte como pode ser: Kléber e Nilmar estão na África do Sul, Magrão está lesionado e Taison ainda é dúvida.

A LDU perdeu os principais jogadores da conquista da Libertadores 2008 (Bolaños e Guerrón) e não lembra nem de longe o time de 2006, base da seleção equatoriana que fora a Copa do Mundo. Mas ainda assim é um time que inspira cuidados e que tem um grandioso aliado: a altitude de Quito no jogo de volta.

O importante para o colorado é fazer um bom resultado para garantir-se no 2º jogo. Uma vitória com dois gols de diferença seria perfeito. Mas a fase não inspira os torcedores a pensar desse jeito.

A LDU sairá deveras satisfeita caso não perca o jogo de quinta, pois assim leva a decisão totalmente em aberto para sua casa.

O palpite é uma vitória magrinha do Inter, mas tomando gol do adversário. Não seria o resultado ideal, mas pelo menos levantaria o ânimo de um time que não vence há 5 jogos.

-x- Bruno

0 respostas: